Ex-árbitro comenta polêmica de arbitragem em Fluminense x Grêmio pela Libertadores
O pênalti acabou sendo convertido pelo colombiano Jhon Arias
Lance do pênalti em Fluminense x Grêmio gerou polêmica na Libertadores
Na partida que culminou na eliminação do Grêmio da Copa Libertadores da América, na última terça-feira (20), um lance específico no primeiro tempo gerou grande polêmica. O árbitro uruguaio Andrés Matonte, após consultar o VAR, assinalou um pênalti para o Fluminense e aplicou um cartão amarelo ao volante Dodi, do Imortal.
PENALTI PARA O FLUMINENSE!!
Dodi podia ter sido expulso, mas o juiz deu apenas o amarelo por achar que a bola não iria para o gol, EAI? pic.twitter.com/nTmQpZnZCt
— Noite de Copa (@Noitedecopa) August 20, 2024
O lance em questão, envolvendo uma possível mão na bola, gerou discussões acaloradas entre os torcedores de ambos os lados. O ex-árbitro Leonardo Gaciba comentou o episódio, explicando a interpretação da regra utilizada pelo juiz.
A bola toca no braço, em uma ação de bloqueio. Não é a interpretação de movimento natural ou não. Pelas imagens, ele amplia o espaço corporal, o pênalti é bem marcado”, esclareceu Gaciba.
Leia mais:
Thiago Silva revela motivo de ter batido pênalti na eliminação do Grêmio da Libertadores
Confira a bolada milionária que o Grêmio perdeu com a eliminação na Libertadores
Além disso, Gaciba também elucidou o motivo pelo qual Dodi não foi expulso na jogada após tentar impedir o segundo gol dos cariocas no jogo.
Olhando para o ângulo atrás do gol, a bola ia para fora, o que transforma isso em um ataque promissor e não em uma situação clara e manifesta de gol, por isso o cartão amarelo, por impedir um ataque promissor. Aí não é intenção ou não, é saber se a bola iria para o gol”, completou.
O confronto
Na primeira partida das oitavas de final, disputada no Couto Pereira, o time comandado por Renato Portaluppi havia conseguido uma vitória de virada por 2 a 1 sobre o Fluminense, o que deu ao clube gaúcho uma vantagem para o jogo de volta no Rio de Janeiro.
No entanto, no Maracanã, o Grêmio sofreu uma derrota pelo mesmo placar, 2 a 1, levando a decisão para os pênaltis, onde o Fluminense saiu vitorioso, selando a eliminação dos gaúchos da Libertadores.
Imagem destaque: Reprodução/ ESPN
Um Comentário