29 de agosto na história: goleada do Grêmio contra o Flamengo em pleno Maracanã
O Grêmio tem muitos momentos inesquecíveis no principal palco do futebol mundial, o Maracanã. Além de títulos como a Copa do Brasil de 1997, o Tricolor tem vitórias e goleadas emblemáticas no principal estádio brasileiro da história.
Uma delas, contra o Flamengo, acontecia há exatos 23 anos, no dia 29 de agosto de 1999, em partida válida pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano. Vindo da conquista do Gauchão (1999) e da Copa Sul (1999), o Imortal Tricolor iniciou o torneio nacional com alguma irregularidade, precisando de vitórias para engrenar na competição.
Após empatar contra o Juventude fora de casa, o Tricolor teria outra partida longe de Porto Alegre, dessa vez contra o Flamengo, no Rio de Janeiro. Esperando muitas dificuldades no Maracanã, o Imortal de Celso Roth foi a campo com um esquema defensivo, composto por quatro volantes: Capitão, Fabinho, Cleison e Itaqui. No ataque, apenas Zé Alcindo formava o setor, algo que, na teoria, dificultava a produção ofensiva do time.
No entanto, o que se viu foi um jogo repleto de gols, principalmente por parte do escrete gremista. Com um hat-trick de Zé Alcindo, justamente a única figura do ataque gremista, o clube gaúcho impôs ao Flamengo uma virada espetacular de 4 a 3, consagrando a figura do artilheiro. Apesar da presença de Romário no Rubro-Negro, foi o goleador Zé “do Maraca” que roubou o protagonismo do jogo, garantindo a vitória ao Tricolor.
Ano não acabou muito bem para o Grêmio
No final daquela temporada, o Grêmio acabou o Campeonato Brasileiro na 18ª posição, em uma competição que contava com a participação de 22 equipes. Inicialmente, os quatro rebaixados seriam os times com pior média de pontuação nos anos de 1998 e 1999, mas em função de um imbróglio judicial o torneio acabou sem descenso.