Últimas Notícias do GrêmioCampeonatoHistóriaJogadores

Há 50 anos, Grêmio fazia o seu primeiro jogo de estreia no Olímpico em um Campeonato Nacional de Clubes

Tendo participado do Campeonato Brasileiro desde a sua primeira edição, em 1959, sob o nome de Taça Brasil, o Grêmio marcou presença no primeiro Campeonato Nacional de Clubes (1971), competição que, antes da unificação dos títulos nacionais, era tida como o marco inicial do Brasileirão.

Naquela época, “Campeonato Nacional de Clubes” foi o nome oficial utilizado pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD) para designar as competições de 1971 à 1974 que dariam o título de campeão nacional. Nos anos seguintes, o torneio passou a ser denominado oficialmente de Copa Brasil, até a sua reformulação com a fundação da CBF, em meados de 1980.

Até o início da década de 1970, o Imortal já havia atuado em quase todas as Taças Brasil realizadas — por ser o grande vencedor do Gauchão à época —, e na totalidade das edições do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, um percursor do campeonato de 1971.

Grêmio inicia com goleada em 1971

Na primeira rodada do Campeonato Nacional de Clubes de 1971, o Tricolor enfrentou uma pedreira fora de casa: o São Paulo, em pleno Morumbi. Treinado por Otto Glória, o Grêmio de Loivo, Valdir Espinosa e Everaldo não tomou conhecimento da equipe paulista e aplicou um sonoro 3 a 0, com gols do argentino Scotta (2x) e de Flecha.

Curiosamente, a partida ganha pelo Imortal foi o primeiro confronto do torneio — e consequentemente o primeiro embate da história da competição. Assim, além da primeira vitória, o Tricolor também assinalou o primeiro gol de todos os tempos do certame, pelos pés do atacante Néstor Leonel Scotta, aos 10 minutos do primeiro tempo.

Edição de 1972 tem o Olímpico como palco da estreia do Grêmio

Já no ano seguinte, no dia 10 de setembro de 1972, há exatos 50 anos, o Grêmio faria o seu primeiro jogo de abertura no Estádio Olímpico em um Campeonato Nacional de Clubes — afinal, em 1971, a equipe gaúcha havia estreado fora de casa, no Morumbi.

Curiosamente, o Imortal enfrentou o mesmo adversário da primeira partida realizada em 1971: o São Paulo. No entanto, dessa vez, o duelo foi realizado em Porto Alegre, com o apoio de 19 mil gremistas. Com gols de Obberti e Laírton, o Tricolor venceu por 2 a 0, iniciando a competição com o pé direito.

Daniel Vidal

Gremista jornalista formado no Olímpico Monumental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo