Últimas Notícias do GrêmioArtigoEspeciaisHistóriaJogadores

Grêmio na Copa do Mundo: campeões com passagem no Tricolor

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

A Copa do Mundo FIFA acontece desde 1930. A seleção brasileira teve participações discretas nas primeiras edições, até o ano de 1950, quando o Brasil foi sede da competição. Naquela ocasião, a equipe brasileira perdeu o título na final disputada contra o Uruguai, em pleno Maracanã. Na Suécia, em 1958, a seleção canarinho conquistou o seu primeiro título. 

O Brasil levantou a taça em cinco oportunidades, nos anos de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002, sagrando-se como o maior campeão da competição. Alguns jogadores campeões do mundo tiveram passagem pelo Grêmio, outros representaram diretamente o tricolor no torneio mundial de seleções.

Grêmio na Copa do Mundo: os vencedores da disputa com passagem pelo Tricolor

De ídolos eternizados na bandeira tricolor até passagens discretas pelo clube, a relação do Grêmio com a seleção brasileira e com jogadores campeões da Copa do Mundo é motivo de orgulho para o torcedor gremista. Cinco jogadores campeões mundiais com a seleção que também vestiram a camisa do Grêmio:

Everaldo (1970) 

Tricampeão com a seleção brasileira em 1970, o lateral esquerdo Everaldo atuou profissionalmente pelo Grêmio de 1966 até 1974. Natural de Porto Alegre, foi o primeiro jogador nascido no Rio Grande do Sul a conquistar uma Copa do Mundo. Everaldo jogou o mundial realizado no México, em 1970, ao lado de Pelé, Rivelino, Tostão, Jairzinho e toda a geração tricampeã do Brasil.

Após a conquista do torneio mundial, o Grêmio homenageou o lateral com uma estrela dourada na bandeira do clube. Ato simbólico que representa o único jogador gremista a estar entre o seleto e talentoso grupo de tricampeões da Copa do Mundo pela seleção.

Zinho (1994)

O meio-campista Zinho, titular e peça fundamental na conquista do tetracampeonato da Copa do Mundo em 1994, nos Estados Unidos, teve passagem vitoriosa pelo Grêmio. Conquistou a Copa do Brasil, em 2001, quarto título gremista da competição. No mesmo ano foi homenageado na calçada da fama do clube.

Ronaldinho Gaúcho (2002)

Revelado pelas categorias de base do Grêmio em 1998, Ronaldinho foi um jogador de talento único. Arrancou aplausos por onde passou, e contribuiu para a conquista do pentacampeonato mundial da seleção brasileira, em 2002. Foi destaque nas quartas de final contra a Inglaterra. Marcou o gol da vitória, em cobrança de falta memorável. A seleção venceu a partida pelo placar de 2 a 1.

Anderson Polga (2002)

Outro jogador oriundo da base gremista, o zagueiro Anderson Polga conquistou o tetracampeonato da Copa do Brasil com o Grêmio, em 2001. Foi convocado pelo técnico Felipão para integrar o elenco da seleção na Copa do Mundo de 2002. Atuou como titular na partida contra a Costa Rica, pelo grupo C. A seleção brasileira conquistou o pentacampeonato naquela edição.

Luizão (2002)

O atacante Luizão teve breve passagem pelo Grêmio, vestiu a camisa tricolor no mesmo ano da conquista do pentacampeonato da Copa do Mundo com a seleção brasileira, em 2002. Foram seis partidas disputadas e apenas um gol marcado. 

Ídolo do Grêmio: Felipão comandou a seleção no pentacampeonato de 2002

Após viver uma década de títulos importantes nos anos 90, o técnico Luiz Felipe Scolari foi convocado em 2001 para comandar a seleção que disputava as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002. Estreou com derrota para o Uruguai, pelo placar de 1 a 0.

Felipão levou o Brasil ao título da Copa do Mundo de 2002, batendo a Alemanha na final, com dois gols de Ronaldo. É o único técnico brasileiro a vencer todas as sete partidas do mundial de seleções. Também comandou a seleção na fatídica derrota por 7 a 1, para a mesma Alemanha, na Copa do Mundo realizada no Brasil, em 2014.

Gilberto Monteiro

Gilberto Monteiro é redator SEO com foco em futebol. Possui cursos de Redator Hacker e Ninja SEO, dedicando-se à produção de conteúdo dinâmico e de qualidade. Estudante de Jornalismo, está atento ao mundo dos esportes, sem limitações para aprender. Torcedor do Grêmio, atua como aprendiz de redação no Portal do Gremista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo