Grêmio na Copa do Mundo: por onde anda Anderson Polga?
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Em 1999, o então volante Anderson Polga foi promovido à equipe principal do Grêmio. O atleta ganhou destaque na equipe quando começou a atuar como zagueiro. Pelo Tricolor, foi campeão do Gauchão logo em seu ano de estreia como titular. Disputou a maioria das partidas como titular nas temporadas seguintes e foi novamente campeão estadual em 2001.
Tabela de conteúdos
Anderson Polga: companheiro de Roger no tetra da Copa do Brasil em 2021
Sob o comando técnico de Tite, o zagueiro Anderson Polga foi um dos principais jogadores do elenco tetracampeão da Copa do Brasil do Grêmio em 2001. O defensor formou a defesa da equipe junto de Roger Machado, atual treinador gremista. O esquema tático daquela equipe era o 3-5-2 e Roger atuou pelo lado esquerdo da defesa.
Convocação para a Copa do Mundo com a Seleção Brasileira
A ótima atuação do zagueiro na temporada 2001 e na primeira metade de 2002 pelo Grêmio renderam a convocação para a disputa da Copa do Mundo da Coréia e Japão. O técnico Luiz Felipe Scolari convocou Anderson Polga, que recebeu a camisa 14. Ele atuou como titular em uma partida daquele mundial, contra a Costa Rica, pela fase de grupos.
Longo período no futebol português
Um ano depois da conquista do penta com a Seleção Brasileira, Anderson Polga se transferiu para o futebol português, mais precisamente para o Sporting. Em terras portuguesas, o zagueiro atuou durante nove anos, venceu títulos como a Taça de Portugal em 2007 e 2008. Ele disputou 351 partidas e marcou apenas um gol pela equipe.
O adeus de Anderson Polga aos gramados
Após se despedir do Sporting na temporada 2011-12, o zagueiro disse que tinha interesse em retornar ao Brasil para encerrar a sua carreira. Ele acabou fechando contrato com o Corinthians, que vivia a euforia recente do título da Copa Libertadores da América. Por lá, Polga reencontrou o técnico Tite, com quem trabalhou no Grêmio. No time paulista, o zagueiro disputou apenas três partidas e se aposentou. Atualmente, o ex-atleta trabalha na área da engenharia.