Grêmio pode faturar milhões com liga brasileira: mais um passo foi dado
Dirigentes de clubes brasileiros estiveram reunidos em São Paulo, na segunda-feira (28), onde ouviram propostas para a operação da nova liga que está sendo criada. A ideia é que o Campeonato Brasileiro passe a ser organizado pelos clubes, com o apoio de empresas especializadas em gestão. E isso pode representar um valor milionário ao Grêmio e a todos os participantes.
Grêmio pode faturar milhões com liga brasileira: mais um passo foi dado
O movimento visando a criação de uma liga nacional ganhou força com o afastamento do presidente da CBF, Rogério Caboclo. Além disso, os clubes estão buscando um poder maior na eleição que definirá o sucessor do atual mandatário. Entretanto, os clubes ainda dependem do aval da CBF para tocar o projeto, que segue em desenvolvimento.
Quanto o Grêmio poderá ganhar com a nova liga?
O objetivo é arrecadar mais dinheiro, para que os clubes não dependam tanto dos valores arrecadados com a venda dos direitos televisivos. Então, os direitos comerciais e de transmissão seriam centralizados em um único bloco, para multiplicar as receitas. A ideia é conquistar mais patrocínios e vender a exibição do torneio para o mercado internacional.
Os representantes dos clubes ouviram três grupos interessados em participar da operação da nova liga. Uma delas, a KPMG, promete a captação de até R$ 3 bilhões com o lançamento da nova liga. Já a Zveiter, garante que é possível arrecadar até R$ 3,7 bilhões.
A grana seria bancada por fundos de investimentos, que não estão listados na Bolsa de Valores. Os fundos comprariam parte da liga e seriam sócios, com direito a um percentual das receitas futuras dos clubes. Para os times, como o Grêmio, a vantagem seria receber o valor já neste momento, para pagar as dívidas.
Em relação a venda dos direitos televisivos, a Zveiter fez uma previsão. O dinheiro seria distribuído assim:
- 81,5% para a Série A
- 18,5% para a Série B
Televisão aberta e fechada
- 50% divididos entre os clubes da divisão
- 50% conforme a posição na tabela
Pay-per-view
- 70% conforme o número de assinantes
- 30% divididos igualmente entre os times da divisão
Internacionais
- 40% divididos igualmente
- 30% conforme a posição na tabela
- 30% pelo reconhecimento do time (serão feitas pesquisas)
Por fim, o dinheiro da primeira divisão seria usado para financiar o crescimento do futebol feminino, que ficaria com 2% das receitas. Enfim, estes valores são apenas previsões e podem passar por ajustes.
Enfim, gostou da notícia?
Então, nos siga em nossas redes sociais como o Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.
Imagem: Infoesporte