Aula de contra-ataque: Grêmio deu prévia de time campeão em 2015
Em 2015, o Grêmio firmou uma das suas melhores fases como equipe. Tradicionalmente, o clube gaúcho sempre foi conhecido pelo futebol ativo, reativo e de muita marcação. O estilo gaúcho foi perpetuado por muitos anos e em muitas equipes vitoriosas do Grêmio, como a de 1995, liderada por Luiz Felipe Scolari.
Outros treinadores também implementaram o estilo, mesmo com maiores opções de jogo ofensivas. Com um ótimo trabalho feito por Roger Machado, o Tricolor passou a contar com jogadores de muita qualidade técnica, o que viabilizou a melhoria do desempenho da equipe.
Giuliano, Maicon, Douglas e Luan foram jogadores que mudaram o jeito de jogar do time, com uma maior posse de bola, muitos passes e triangulações. Em 2015, a equipe gremista estava bem ajustada técnica e taticamente, o trabalho era notável. Aquele Grêmio era diferente de todos os outros, uma equipe impositiva, que vencia os adversários com elegância e muita qualidade.
Golaço do Grêmio contra o Galo em 2015
Em meio a disputa do Campeonato brasileiro daquele ano, antes mesmo do clube gaúcho se tornar pentacampeão da Copa do Brasil, uma partida diante do Atlético-MG aconteceu no Mineirão. O Imortal venceu pelo placar de 2 a 0, uma ótima vitória. Porém, o que mais chamou a atenção foi o gol do meia Douglas, o primeiro do jogo.
A bola foi recuperada na defesa e foi passando de pé em pé, abrindo todos os espaços possíveis até chegar em Douglas, no círculo central. O camisa 10 acionou Giuliano na esquerda, que avançou em direção a grande área puxando a marcação. Douglas encontrou o espaço certo na esquerda e recebeu o passe, chutando sem chances para o goleiro Victor.