Grêmio está de volta à Série A depois de 490 dias
Neste final de semana, o Grêmio finalmente poderá afirmar que ‘está de volta à Série A’. Após um ano turbulento e tenebroso na Segunda Divisão em 2022, o Tricolor voltou de onde nunca deveria ter saído.
Depois de exatos 493 dias sem disputar um duelo na elite brasileiro, o elenco comandado por Renato Portaluppi entrará em campo contra o Santos, no Estádio Alfredo Jaconi, no próximo domingo (16),às 18h30.
Grêmio volta a competir com os melhores em 2023
Em 2021, o Tricolor Gaúcho montou um time capaz de brigar com os melhores times do pais, mas isso não aconteceu. Após muitos problemas internos e externos, o clube acabou passando por mais um rebaixamento, seu terceiro na história.
No ano seguinte, a equipe disputou a Série B e conquistou o objetivo principal: o acesso. Mesmo sem brilhar em boa parte da campanha, o Tricolor foi cirúrgico em alguns momentos importantes e sacramentou seu retorno à elite.
Durante este período distante da Série A, o Imortal Tricolor conquistou dois campeonatos estaduais, assim como duas Recopas do RS. No entanto, teve uma marca vexatória no meio do caminho: a traumática eliminação precoce para o Mirassol na Copa do Brasil 2022.
Agora, o momento é totalmente diferente. Com 13 contratações, sendo uma delas do craque Luis Suárez, o Grêmio deve vir forte para a disputa nacional que se inicia no próximo final de semana. Inclusive, de acordo com o técnico Renato Portaluppi, o Tricolor deve focar mais no Brasileirão.
“(Campeonato) Brasileiro. Não que a gente vai se descuidar da Copa do Brasil, vamos reforçar para disputar bem, mas se tivesse que escolher um seria o Brasileirão, porque não tenho como treinador. Vamos continuar trabalhando para representar o clube bem nas duas competições, o torcedor pode ficar tranquilo”, disse.
Números do Grêmio no período fora da Série A:
- 74 jogos
- 42 vitórias
- 20 empates
- 12 derrotas
- 119 gols marcados
- 51 gols sofrido