GreNal: o primeiro título do Grêmio no Beira-Rio
Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O Gauchão de 1980, foi a primeira conquista do Grêmio dentro da casa do seu maior rival. A disputa teve início em 26 de junho e o término em 23 de novembro daquele ano.
Tricolor jogou com o regulamento a seu favor
Um empate dava o título ao Tricolor, dono da melhor campanha. Mesmo jogando à espreita dos contragolpes, o Grêmio teve as melhores chances da partida.
Em um jogo muito difícil, o escrete gremista teve coragem e segurou adversário (vice-campão da libertadores) jogando em casa e aproveitava os contra-ataques para levar perigo ao gol do Inter. Leão, líder do time, comandava a defesa, e com duas belas cobranças de falta do lateral-direito Nelinho, o Grêmio chegou perto de balançar as redes do rival.
A segunda etapa, o Grêmio levou pouco perigo, mas teve contundência e personalidade na partida. Em um dos raros bons momentos nos últimos 45 minutos, Nelinho fez bela jogada e serviu atacante Baltazar (artilheiro da competição com inacreditáveis 28 gols), que sozinho driblou Mauro Galvão e finalizou contando com a falha do arqueiro Benitez, do Inter
O Grêmio conquistou pela primeira vez o Bicampeonato Gaúcho. O capitão Leão ergue a taça e puxou a volta olímpica em pleno Estádio Beira-Rio.
GreNal: confira as escalações
- Grêmio: Leão, Nelinho, Vantuir, Vicente e Dirceu; Victor Hugo, Paulo Isidoro e Vilson Tadei; Tarciso, Baltazar e Renato Sá: (saíram Vilson Tadei e Renato Sá, entraram Bonamigo e Jurandir)
- Internacional: Benitez, Carlos Alberto,Mauro Pastor, Mauro Galvão e Beretta; Batista, Jair, e Cléo; Valtinho, Jones e Mario Sérgio: (saíram Cléo e Valtinho e entraram Toninho e Silvinho)