Guarani vive crise imensa e quer virada de chave nesta sexta
O Guarani protagonizou boas campanhas tanto na edição da Série B da temporada passada, quanto no Paulistão 2022. A performance criou a expectativa de que o clube campineiro realizasse uma campanha competitiva na segunda divisão brasileira este ano e brigasse por uma vaga no G4. No entanto, não é nada disso que está se vendo, pois a realidade é a luta para escapar de uma queda para a Série C.
Números mostram o tamanho da encrenca do Guarani
Os números do Bugre expressam o tamanho da dificuldade enfrentada na edição atual da competição nacional. A equipe é dona do pior ataque do torneio ao lado do lanterna Vila Nova, ambos balançaram as redes em 13 oportunidades, além de possuírem o saldo de gols mais deficitário, juntamente com o penúltimo colocado, Náutico, são menos 11 gols.
Seguindo a cartilha do descenso
A desorientação de gestão de grupo é uma das causas decisivas para a atual situação. O clube cometeu um erro recorrente no futebol brasileiro, está no terceiro técnico em universo de 21 jogos, sendo que Daniel Paulista, que estava fechando um ano no comando técnico, foi demitido na quinta rodada. Vale lembrar que o treinador ficou a três pontos de conquistar o acesso à Série A em 2021, e chegou às quartas de final do Paulistão nesta temporada.
Troca de comando e queda de aproveitamento
O técnico Marcelo Chamusca assumiu o cargo, no lugar de Daniel, ele não conseguiu implantar seu estilo e acabou cedendo a vaga para Mozart, que chegou a pouco tempo. Contudo, o aproveitamento que nas mãos de Daniel Paulista era de 33% e caiu para o índice de 29%, após a sua saída. O jornalista Júlio Nascimento, do jornal Correio Popular, de Campinas, avaliou as trocas no comando técnico.
“O Daniel Paulista tinha mais domínio sobre as limitações deste elenco, então as mudanças na comissão técnica acabaram atrapalhando. Há a conclusão na torcida de que a saída do Daniel Paulista foi precipitada. Depois dele, veio o Marcelo Chamusca, que não conseguiu desenvolver o seu trabalho. Agora, o (atual treinador) Mozart tenta trocar o pneu com o carro andando, e a expectativa é pela chegada dos reforços”, explanou o jornalista.
Dirigentes se equivocaram com reforços
Outra questão abordada pela imprensa paulista e que também ajuda a explicar a reversão da expectativa positiva em relação ao Guarani é o fato de as boas campanhas, na competição nacional em 2021 e no Paulistão deste ano iludiram os dirigentes do clube. Tanto que houve a saída de jogadores importantes para o elenco sem ter sido feita uma reposição adequada.
“Houve um mau planejamento e uma falsa impressão por conta da campanha realizada na Série B do ano passado, em que o Bugre lutou até a última rodada pelo acesso, e também pelo que foi feito no Estadual, com o time sendo eliminado pelo Corinthians apenas nos pênaltis, nas quartas de final. Só que, na ocasião, o time pegou uma chave relativamente fraca na fase de grupos e, por isso, entrou na segunda divisão pensando que se daria bem”, disse o jornalista Wendell Coral, da emissora de televisão Rede Família.
Craque da década de 1970 acredita em retomada do Guarani
O ex-meio-campista Zenon, campeão brasileiro de 1978 com o clube e ídolo da torcida do Guarani, acredita que assim como venceu o líder Cruzeiro, no Brinco de Ouro, pela 17ª rodada, a equipe possa repetir a façanha e bater o Tricolor Gaúcho. Para ele, a partida pode representar uma virada de chave na competição.
“É possível, pois o Guarani já venceu o líder Cruzeiro em casa quando ninguém acreditava na vitória. Mas o time atravessa uma fase muito ruim, não consegue apresentar um futebol convincente e não dá para entender o motivo disso. Não vai ser fácil, mas o Guarani precisa encontrar forças e táticas diferentes para buscar uma vitória”, falou Zenon.
Guarani e Grêmio se enfrentam na noite desta sexta-feira (5), em Campinas, São Paulo, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, a bola vai rolar a partir das 21h30. O jogo é válido pela 22ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Ídolo do Grêmio vai concorrer a deputado federal
Saiba quanto o Grêmio vai ganhar com o empréstimo de Rodrigues