Base forte: gurizada do Grêmio se sobressai e chama atenção no segundo semestre de 2022
No segundo semestre de 2022, o Grêmio teve jornada recheada de surpresas e de boas revelações para o futuro da base do time principal. Além de bons nomes, o Tricolor teve um desempenho melhor, se comparado ao realizado na primeira parte do ano. Confira!
2º semestre do Grêmio sub-17
Com o início do Campeonato Brasileiro na metade do ano, o Grêmio conseguiu se sair bem na competição mais disputada da categoria no Brasil. Após fazer uma campanha surpreendente na primeira fase do torneio, o Tricolor Gaúcho passou a disputar a fase de mata-mata e chamou atenção de todos.
Classificado na última colocação da zona de acesso aos matas, o Tricolor surpreendeu todos os times que atravessaram o seu caminho. Nas quartas de final, o Imortal bateu o Vasco e ampliou sua esperança na disputa. Na semifinal, o time gremista voltou a impressionar ao derrotar a forte equipe do, sempre muito tradicional em âmbito de base.
No entanto, apesar de fazer frente durante os 90 minutos, o clube gaúcho perdeu para o Palmeiras, o novo papa-títulos de base no futebol brasileiro.
Gurizada do Grêmio sub-20
O time Sub-20 do Tricolor Gaúcho viveu momentos de altos e baixos durante a temporada. Apesar de não conquistar nenhum titulo, a gurizada conseguiu chegar em algumas decisões e colocou na vitrine bons nomes.
No Campeonato Brasileiro, o Imortal não chegou a se classificar para a segunda fase, mas conseguiu demonstrar alta qualidade dentro de campo. Com 12 pontos somados, o clube ficou na sétima posição, a dois atrás da última vaga na competição nacional.
Já pelo Gauchão 2022, o Tricolor se classificou com certa tranquilidade na fase inicial, mas teve trabalho nas etapas finais. Nas oitavas de final, o Tricolor cresceu ainda mais na disputa após golear o Farroupilha. Nas quartas, o Imortal venceu o Garibaldi após dois confrontos acirrados. Sendo assim, o time gremista chegou em alta para a etapa mais crítica da disputa.
A partida da semifinal foi disputada contra o Juventude, uma das maiores equipes do Rio Grande do Sul. Após vencer nas penalidades máximas, o Tricolor chegou em mais uma final na categoria. Na decisão, o time gremista não teve um bom desempenho geral e acabou deixando escapar o título, que ficou com o Inter.