Há 105 anos, Grêmio vencia o Inter no GreNal 11 da história
Grêmio e o clássico com confusão e envolvimento da polícia
A página ‘Grêmio Números’, em seu perfil do Twitter, relembrou um GreNal ocorrido há 105 anos atrás, no dia 4 de agosto de 1918. Na ocasião, o Tricolor se saiu vencedor do histórico clássico de número 11 da confronto, no Estádio da Baixada.
Leia mais:
Cartola FC: reforços do Grêmio já podem ser escalados; confira
BOMBA! Informação vaza e Luan tem data para estrear no Grêmio
Segundo levantamento feito pelo portal ‘Trivela’, a partida foi violenta e parou nos tribunais antes de mesmo se terminar. A partida teve 43 minutos de jogo e foi encerrada por uma conta de confusão generalizada, mas historiadores afirmam que o time gremista foi o vitorioso.
Aos 35 minutos do primeiro tempo, o Grêmio abria o placar de pênalti com o zagueiro uruguaio Garibotti. Foi um dos últimos lances da bola rolando em campo, porque daí em diante a violência tomou conta, e aos 43 minutos o jogo parou.
Jogadores, torcedores e comissões começaram uma batalha no gramado por conta de uma discussão envolvendo um lance na linha lateral do campo. A partir daí, a situação só piorou, com agressões, ferimentos, intervenção médica, chegada da polícia e a suspensão da partida.
Associação Porto Alegrense de Desportos tentou retomar o clássico alguns dias depois, mas não conseguiu, o Imortal se recusou a continuar o enfrentamento. O Tricolor não concordou com a continuação do clássico, considerando que a equipe tinha se saído vitoriosa dentro das quatro linhas.
Escalações
Grêmio: Kunz; Garibotti, Jorge Py; Pavani, Dorival, Chiquinho; Zanella, Lagarto, Gertum, Scalco e Bruno Cossi. Técnico: Dorival da Fonseca
Inter: Bicca; Bello, Dorval; Evodio, Mário Cunha e Bitu; Crespo, Álvaro Ribas, Godinho, Bento e Guimarães. Técnico: Simão Alves da Silva Filho
Há 105 anos, o @Gremio vencia o Inter por 1×0 pelo Citadino. Garibotti marcou o gol gremista na Baixada no Grenal 11.
👤 Kunz; Garibotti, Jorge Py; Pavani, Dorival, Chiquinho; Zanella, Lagarto, Gertum, Scalco e Bruno Cossi. Tec: Dorival da Fonseca pic.twitter.com/bLCdKXUXsC
— Grêmio Números (@GremioEmNumeros) August 4, 2023
A informação não procede. O jogo foi interrompido pq o torcedor gremista Manoel de Almeida Costa esfaqueou o torcedor Octavio Telles de Freitas e o jogador colorado Álvaro Ribas.
No dia 12 de agosto de 1918, a Associação Porto Alegrense de Desportos (APAD) decidiu que o tempo restante seria disputado em setembro, após encerrados os jogos já previstos pelo calendário. Em 13 de setembro ocorreu a última partida do calendário. No dia 24 de setembro de 1918 a APAD se reuniu, para marcar a data em que seriam disputados os 48 minutos restantes. O Internacional queria a anulação da partida e que todos os 90 minutos fossem disputados. Mas a reunião transcorreu sem polêmica, pois o Grêmio desistiu de jogar, seja o tempo restante, seja uma nova partida, fazendo a entrega dos pontos. O Internacional foi declarado o VENCEDOR da partida. A própria pontuação final do campeonato, em que o Internacional aparece como vice-campeão, com 12 pontos ganhos, demonstra isso.