Há 14 anos, Grêmio ganhava jogo importante pelo Brasileiro com gol de folclórico uruguaio
O Grêmio sempre foi um clube marcado pela presença de centroavantes históricos em seus maiores times. Atacantes como Luiz Carvalho, Alcindo, André Catimba, Baltazar, Juarez, César, Jardel, Lucas Barrios e até Diego Souza foram responsáveis por marcarem muitos dos gols gremistas na história.
No entanto, talvez o mais folclórico de todos, o uruguaio Richard Chengue Morales, fazia há exatamente 14 anos, no dia 9 de outubro de 2008, o seu primeiro e único gol com a camisa do Imortal. Disputando a liderança do Campeonato Brasileiro daquela temporada, o Tricolor enfrentou o Santos, no Estádio Olímpico, pela 29ª rodada.
Após uma derrota no GreNal na rodada anterior, o clube gaúcho precisava de uma recuperação imediata para continuar disputando o título nacional. Por isso, mais de 33 mil pessoas foram ao Velho Casarão ver a equipe de Celso Roth enfrentar o time santista, que possuía nomes como Domingos, Cueva e Kléber Pereira.
Já pelo lado do Grêmio, além de Chengue Morales, o Grêmio tinha em seu 11 titular atletas do quilate de Victor, Réver, Rafael Carioca, Douglas Costa e Orteman. Embalado pela boa campanha no Brasileirão, o esquadrão tricolor venceu o Santos por 2 a 0, com gols do uruguaio e do atacante Soares. No entanto, apesar da vitória, o Tricolor acabou ficando sem o título da competição daquele ano, após uma recuperação fulminante do São Paulo, que alcançou o tricampeonato seguido.
Chengue teve pouco espaço no Grêmio
Depois de deixar o Grêmio, onde fez apenas seis jogos e um gol, Morales transferiu-se para o LDU, do Equador, em 2009. Já em fase final de carreira, o ex-centroavante uruguaio ainda teve uma passagem apagada pelo Fénix, do Uruguai, onde encerrou a sua carreira. Revelado pelo Nacional, de Montividéo, o ex-atleta chegou a ser convocado pela Celeste Olímpica para a Copa do Mundo de 2002.