Últimas Notícias do GrêmioHistória
Há 18 anos, Grêmio arrancava importante empate para voltar à Série A
Iniciando 2005 tendo que disputar a Série B do Campeonato Brasileiro, o Grêmio esteve perto de declarar falência. Sem jogadores para começar a temporada, o elenco precisou ser formado através de muita criatividade e negócios de ocasião.
Presidido por Paulo Odone, o Tricolor iniciou 2005 enfrentando muitas dificuldades financeiras e técnicas, tendo que demitir o treinador uruguaio Hugo de León após os maus resultados. Para o seu lugar, o Grêmio trouxe Mano Menezes, que dirigiu a equipe em toda a Segunda Divisão.
Na primeira fase, o clube gaúcho demorou para engrenar, especialmente no início da competição. Com a chegada de jogadores como Sandro Goiano, Alessandro, Marcelo Costa, Ricardinho, Marcel, Pereira, Domingos, Escalona e Lipatín, o Imortal finalmente conseguiu engrenar no campeonato, terminando a etapa inicial na quarta posição, com 35 pontos em 21 jogos.
Um dos jogos fundamentais para isso ocorreu há exatos 18 anos, no dia 21 de maio de 2005, contra o Guarani, em Campinas. Com dificuldades nas primeiras rodadas, o Grêmio estava rondando o Z4 da competição e precisava interromper uma sequência de derrotas.
Leia mais:
Como assistir AO VIVO o GreNal 439 pelo Brasileirão 2023
Vidente bate o martelo e define resultado do GreNal 439
Ainda se ambientando ao grupo de jogadores, o técnico Mano Menezes apostou no centroavante Samuel para tirar um empate no último lance do jogo no Estádio Brinco de Ouro. Com um golaço de fora da área, o jogador anotou o gol gremista no importante 1 a 1 conquistado fora de casa.