Há 25 anos, Grêmio enfrentava clube basco pela primeira vez na sua história
Além do título da Copa do Brasil invicto em pleno Maracanã, o ano de 1997 foi marcado por um confronto que entrou para a história do Imortal. Há exatos 25 anos, no dia 13 de agosto, o Grêmio enfrentava o Athletic Bilbao, da Espanha, pela primeira e única vez desde a fundação de ambas as equipes.
Em amistoso realizado na cidade espanhola de Baracaldo, no estádio local, o Tricolor confrontou a equipe basca e arrancou um empate de 1 a 1, com um gol salvador de Gilmar ao final do jogo. Então campeão da Copa do Brasil daquele ano — cuja partida final foi disputada no dia 22 de maio, contra o Flamengo, no Rio de Janeiro —, o Grêmio passou a realizar alguns confrontos festivos em meio à temporada, durante intervalo do Campeonato Brasileiro.
Na ocasião do jogo contra o Athletic Bilbao, o clube gaúcho já era treinado por Hélio dos Anjos, que havia substituído Evaristo de Macedo após a conquista gremista na Copa do Brasil. Além disso, a equipe do Imortal possuía jogadores como Danrlei, Luciano, Rivarola, Goiano, Djair, Otacílio, Zé Alcino e Rodrigo Gral, todos campeões do torneio nacional no início de 1997.
Já as novidades do time ficavam por conta do meia Sérgio Manoel e do atacante Guilherme, que foram contratados em julho oriundos de Botafogo e Rayo Vallecano, da Espanha, respectivamente.
Giro pela Europa marcou o agosto do Grêmio
Após o amistoso contra o clube basco, o Tricolor Gaúcho rumou à Holanda para enfrentar o Ajax, na Arena Johan Cruijff, dois dias depois. Curiosamente, o adversário holandês era o mesmo que derrotou o Grêmio na final do Mundial Interclubes de 1995, disputado dois anos antes no Japão.