Há 32 anos, hexacampeonato estadual fechava a era do Grêmio Show
Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Foi no dia 29 de julho, há exatos 32 anos, após uma goleada sobre o Inter, que o Tricolor Gaúcho alcançou o seu segundo hexacampeonato do Campeonato Gaúcho na história. Após uma primeira fase que envolvia 14 times, a competição estadual de 1990 foi decidida em um quadrangular final, onde participaram Grêmio, Inter, Juventude e Caxias, que decidiriam o campeão em turno e returno.
Na última rodada da segunda fase, o Imortal e o Grená lutavam pelo título na ponta da classificação, já estando Inter e Juventude sem chances de conquistar a taça de campeão. O Colorado, entretanto, poderia estragar a festa gremista caso não perdesse para o Tricolor no GreNal que marcou o encerramento do quadrangular final.
Arrasador, o Grêmio de Evaristo de Macedo não deu chances ao azar e aplicou uma goleada histórica no tradicional rival, em pleno Estádio Olímpico.Os gols da partida foram marcados por Assis, Cuca e Paulo Egídio (2), tendo Zabala descontado para o Inter. Com a conquista, o Imortal conseguia o seu sexto título regional seguido, fechando com chave de ouro uma era que iniciou em 1985.
Neste período, principalmente em 1988, a equipe gremista foi apelidada de “Grêmio Show” pela imprensa, devido às belas atuações e alto número de gols marcados. Em 1990, o artilheiro do campeonato foi Nilson, centroavante gremista, com incríveis 22 bolas na rede.
O terceiro hexa do Grêmio poderá vir em 2023
Antes do Grêmio Show, o Tricolor já havia sido hexacampeão do Campeonato Gaúcho uma vez em sua história. Foi no período de 1962 à 1967, quando completou o heptacampeonato em 1968, ano em que também concluiu a famosa era dos “12 em 13”, referente à conquista de 12 títulos estaduais em 13 campeonatos disputados.
Em 2023, o Imortal terá a oportunidade de fechar um período de seis títulos consecutivos do Gauchão pela terceira vez em sua história. Atual pentacampeão do campeonato estadual, o Grêmio iniciou a sua jornada recente de títulos regionais em 2018, quando venceu o Brasil de Pelotas na final. Nos anos seguintes, bateu o Inter (2019), Caxias (2020), Inter (2021) e Ypiranga (2022).
Um Comentário