Há 36 anos, Grêmio liquidou o Corinthians com gol decisivo de Valdo
Há 36 anos, Grêmio bateu o Corinthians com gol de Valdo
Há 36 anos, em confronto válido pelo Brasileirão 1987, o Grêmio bateu o Corinthians com um gol decisivo do meia Valdo. Com o resultado, o Tricolor Gaúcho encerrou a sua participação na primeira fase da competição, com seis pontos conquistados. Já o Timão ficou na última colocação do Grupo A, com cinco.
Leia mais:
Arena do Grêmio emite comunicado e atualização sobre o gramado nos deixou sem palavras
Joia do Grêmio expõe admiração e rasga elogios a Renato Portaluppi
Sob o comando do técnico Felipão, o Imortal enfrentou o Timão no estádio Olímpico, com a presença de 2.860 torcedores, conforme dados do Portal Meu Timão. Na ocasião, em uma quinta-feira a noite, o time gremista anotou o único gol do confronto aos 27′ da etapa inicial, em um pênalti convertido por Valdo.
Relembre as escalações das equipes:
- Grêmio: Mazarópi; Alfinete, Henrique, Luís Eduardo, Casemiro, Amaral, Bonamigo, Cláudio Freitas, Valdo, Lima (Darci) e Jorge Veras. Técnico: Felipão.
- Corinthians: Waldir Peres; Márcio, Marcelo, Wilson Mano, Wladimir, Biro-Biro, Eduardo Amorim, Éverton Nogueira, Marcos Roberto, Dicão e João Paulo (Edmundo Francisco).
Técnico: Formiga
Tricolor Gaúcho na temporada de 1987
Diante do seu maior rival, o time gremista levou a melhor no Gauchão 1987 e o conquistou o tri da competição. Em uma configuração totalmente diferente da atual, 14 clubes se enfrentavam entre si na fase classificatória. Assim, os quatro primeiros colocados na tabela disputavam um quadrangular com dois turnos.
No primeiro, Grêmio e Caxias terminaram empatado em todos os critérios e o campeão foi decidido em um sorteio, com a equipe do interior vencedora. Já no segundo turno, o Colorado levou a melhor diante do Imortal na disputa de pênaltis. No entanto, na grande decisão que valia a taça da competição, o time gremista derrotou o Inter e conquistou o tri.
Imagem destaque: Reprodução/Arquivo Gremiopedia