Há 37 anos, Grêmio batia o Barcelona e ficava com título na Espanha
Constantemente convidado para participar de diversas competições internacionais na década de 1980 e 1990, o Grêmio esteve envolvido em alguns torneios amistosos de expressão no ano de 1985. Um deles foi o Troféu Internacional Ciudad de Palma, realizado em Mallorca, na Espanha.
Muito conhecido internacionalmente ao conquistar a Copa Libertadores da América e o Mundial Interclubes em 1983, o clube gaúcho chegou para a disputa do campeonato na cidade espanhola de Palma como o atual campeão do Torneio de Roterdã, ganho em final contra o poderoso Bayern de Munique cinco dias antes da data de estreia do Tricolor na competição realizada na ilha de Mallorca.
Após bater nos pênaltis o Sporting Gijón, da Espanha, na semifinal do campeonato, o Grêmio se classificou para enfrentar o Barcelona na grande decisão, no dia 10 de agosto de 1985, há exatos 37 anos. Vindo de eliminar o clube da casa, o Real Mallorca, a equipe catalã chegou para a final como atual campeão espanhol e finalista da Liga dos Campeões da Europa daquela temporada.
Com a vitória, Grêmio ampliava a sua galeria de títulos internacionais
Vale ressaltar que o time gaúcho, do outro lado, também possuía prestígio no cenário sul-americano e europeu, contando com grandes jogadores como os campeões mundiais Mazaropi, Baidek, China, Bonamigo, Osvaldo e Renato Portaluppi, além de craques como o argentino Sabella e o meia Valdo.
Com grande público no Estádio Lluís Sitjar, em Palma, o Grêmio não deixou intimidar-se pela reputação do time espanhol e ganhou o jogo com um gol marcado na primeira etapa pelo ex-atacante Bira, que fazia sua estreia com a camisa do Tricolor. Comandado por Rubens Minelli, o Imortal conquistava o Troféu Internacional Ciudad de Palma de Mallorca, ampliando ainda mais a sua reputação internacional.