Há 41 anos, Grêmio conquistou sua primeira vitória em uma Libertadores; confira
Grêmio bateu o Penãrol e venceu pela primeira vez na Libertadores
No dia 17 de setembro de 1982, o Grêmio escrevia um capítulo histórico em sua trajetória ao conquistar sua primeira vitória na história pela Copa Libertadores. O palco desse feito memorável foi o lendário Estádio Olímpico, onde enfrentou Peñarol, do Uruguai. A equipe, que havia se classificado como Campeão Brasileiro de 1981, ingressou no Grupo 2, ao lado de São Paulo, Defensor Sporting e o poderoso Peñarol. A competição prometia ser um desafio e tanto para o Imortal.
Leia mais:
BOMBA: Jean Pyerre tem reviravolta surpreendente na MLS e atualização nos deixou em choque
Corinthians x Grêmio: onde assistir AO VIVO e DE GRAÇA, arbitragem e escalações
A partida ocorreu pela quinta rodada da fase de grupos, e apesar da campanha não ter sido gradiosa, o jogo ficou marcado na história não apenas pela vitória, mas também por ser a única derrota sofrida pelos uruguaios naquela edição do torneio. O público presente no estádio vibrou com a atuação, que resultou em uma virada emblemática.
Todas as bolas na rede ocorreram ainda na primeira etapa. Os uruguaios abriram o placar com Morena aos 10 minutos, mas a reação gremista não demorou. Aos 20′, China empatou após uma jogada de tabela em categoria, e Paulo Roberto virou dois minutos depois cobrando pênalti. Para decretar a vitória, Batista ampliou aos 36′ após receber marcado na área e emendar no ângulo.
O tricolor acabou em terceiro lugar do grupo, e como somente o líder de cada chave passava de fase, o time ficou pelo caminho, e os uruguaios foram campeões da América. Mal sabia que o destino cruzaria o caminho em ambos em uma final no ano seguinte, com a taça ficando em Porto Alegre.
Ficha técnica – Grêmio 3 x 1 Penãrol
Competição: Copa Libertadores da América 1982 – 5ª rodada Grupo 2
Data: 17/09/1982
Local: Estádio Olímpico em Porto Alegre – RS
Público: 2.287 presentes
Gols: Morena (10’1ºT) (PEN); China (20’1ºT), Paulo Roberto (22’1ºT) e Batista (36’1ºT) (GRE)
Grêmio: Leão; Paulo Roberto, Leandro José, Vantuir e Paulo César Magalhães; Batista, China e Paulo Isidoro; Renato Portaluppi (Tarciso), Edmar e Isaías. Técnico: Carlos Castilho
Penãrol: Fernández; Montelongo, Olivera, Marcenaro e Víctor Diogo; Falero, Reyes e Jair (Saralegui); Morena, Silva e Ramos (Rodríguez). Técnico: Hugo Bagnullo