Há 42 anos, Grêmio batia o São Paulo e se aproximava do seu primeiro título do Brasileirão
Há 42 anos, diante de um Olímpico lotado, com mais de 60 mil torcedores, o Grêmio batia o São Paulo por 2 a 1 e dava um passo para a conquista do Brasileirão 1981 (denominado na época de Taça de Ouro). A partida foi válida pela ida da decisão da competição.
Como foi o duelo entre Grêmio e São Paulo
A missão não era fácil para o Tricolor Gaúcho, que precisava vencer um elenco recheado de estrelas e jogadores de Seleção Brasileira. Entre eles, Marinho Chagas, Renato, Serginho Chulapa e Zé Sérgio.
Na primeira etapa, o time paulista começou melhor e chegou com perigo pela primeira vez aos dois minutos de jogo. Aos 19′, veio a resposta do Imortal em um lance que o juiz da partida assinalou pênalti. Após uma pequena confusão, Baltazar foi para a cobrança, mas chutou para fora.
O Imortal sentiu a cobrança desperdiçada e o time paulista tomou conta da partida. Aos 39′, Serginho Chulapa aproveitou bobeira da defesa gremista e inaugurou o placar. Com uma alteração para o segundo tempo, o Grêmio voltou melhor e deixou tudo igual, aos 19′, com Paulo Isidoro.
Aos 34′, após muita insistência, Paulo Isidoro balançou a rede mais uma vez e garantiu a virada do Imortal na partida. No jogo de volta, no Morumbi, o duelo terminou em um empate e o Tricolor conquistou seu primeiro Brasileirão na história.
Qual foi a escalação do Tricolor?
Para o duelo de ida, o comandante Ênio Andrade mandou a campo a seguinte escalação:
- Leão (Remi); Uchôa, Newmar, De León e Casemiro; China (Renato Sá), Paulo Isidoro e Vílson Tadei; Tarciso, Baltazar e Odair.