Há 5 anos falecia um dos maiores presidentes da história do Grêmio
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
O ano de 2017 acabou sendo extremamente simbólico para o Imortal Tricolor. Além de conquistar o tricampeonato da Copa Libertadores da América, o Grêmio também acabou perdendo grandes figuras da sua história, como o lendário Hélio Volkmer Dourado, patrono e ex-presidente do clube, que falecia aos 87 anos de idade há exatos cinco anos.
Dirigente histórico do futebol gaúcho, Dourado foi conselheiro, vice-presidente, além de presidente gremista entre 1975 e 1981, período que ficou marcado pela reconquista do Campeonato Gaúcho em 1977 e pelo título do Campeonato Brasileiro de 1981. Ademais, o ex-mandatário do Tricolor também foi responsável pela ampliação do Estádio Olímpico, que viria a se tornar Olímpico Monumental com o fechamento da última parte do anel superior em 1980.
Hélio Dourado: trajetória de sucesso no Tricolor e no esporte gaúcho
Nascido em Santa Cruz do Sul em 1930, Hélio Dourado tornou-se sócio do Grêmio aos 11 anos de idade, após ganhar a carteirinha da mãe de presente de aniversário. Com isso, passou a acompanhar o seu time do coração nos jogos disputados no antigo Estádio da Baixada, o primeiro campo do clube gaúcho.
Já morando Porto Alegre, o ex-presidente do Tricolor formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) antes de entrar na política do Grêmio. Em 1968, Dourado foi convidado pelo então presidente Hermínio Bittencourt para uma vaga no Conselho Deliberativo do clube, passando a dedicar-se ao Imortal para o resto de sua vida.
Além do Grêmio, Hélio Dourado também teve uma passagem no final da década de 1970 pela Associação Brasileira de Clubes de Futebol, uma precursora do Clube dos 13. Em 1982, após deixar a presidência do Tricolor, o ex-mandatário gremista assumiu a subsecretaria de Desportos do Rio Grande do Sul, vinculado à Secretaria da Educação, sendo o responsável pela programação do Sesquicentenário da Revolução Farroupilha.
Atualmente, o eterno ex-presidente do Grêmio dá nome ao Centro de Formação e Treinamentos (CFT) das categorias de base do clube, que foi inaugurado em 2000 e passou por reformas nos últimos anos. Além disso, Dourado também está eternizado desde 2011 na Calçada da Fama do Tricolor, no mesmo ano em que recebeu o título de Cidadão de Porto Alegre.