Há 6 anos, Grêmio dava importante passo rumo ao penta da Copa do Brasil
Após um longo período sem títulos de expressão, o Grêmio acabou com um jejum no ano de 2016, conquistando a Copa do Brasil no final da temporada. Além disso, ainda viu o Inter, seu maior rival, sendo rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro na mesma semana em que levantou a taça do pentacampeonato do torneio nacional.
Apesar de ter começado o 2016 com o pé esquerdo, o Tricolor reuniu todas as suas forças na Copa do Brasil daquele ano, torneio historicamente vinculado ao clube gaúcho. Como havia participado da Libertadores meses atrás, o Imortal já entraria direto nas oitavas de final da competição, enfrentando o Athletico Paranaense em duas partidas.
Após uma sofrida classificação contra o Furacão, o clube gaúcho deparou-se com o Palmeiras nas quartas de final, iniciando o confronto mata mata na Arena, com uma vitória de 2 a 1. Futuro campeão brasileiro, o clube paulista contava com nomes famosos como Gabriel Jesus e Zé Roberto, mas não foi páreo para a equipe comandada por Renato Portaluppi.
Precisando apenas de um empate para avançar às semifinais, o Tricolor foi ao Allianz Parque jogar a partida de volta há exatos seis anos, no dia 19 de outubro de 2022. Após sair atrás no placar, o time gremista conseguiu empatar a partida no final da partida, em uma linda jogada individual de Everton Cebolinha. Com o 1 a 1, o Imortal acabou passando de fase, rumando para o título da competição nacional.
Grêmio avançou na Copa do Brasil sob os pés de um ídolo
Além de ser um dos passos iniciais para a conquista do penta da Copa do Brasil, a partida também marcou a consolidação de um ídolo: o atacante Everton, que marcaria também o terceiro gol na vitória de 3 a 1 sobre o Atlético-MG, na partida de ida da final do torneio. Ademais, o ponta ainda marcou outro importante gol da história gremista: contra o Pachuca, do México, na semifinal do Mundial Interclubes de 2017.