Artigo

Há sete anos, o Grêmio conquistava o tricampeonato da Libertadores

portaldogremista.com.br ha sete anos o gremio conquistava o tricampeonato da libertadores unnamed

Há sete anos, o Grêmio conquistava o tricampeonato da Libertadores

Com a chegada do final do ano e a decisão dos principais títulos da temporada, é também o momento de recordar o aniversário da conquista do tricampeonato do Grêmio na Copa Libertadores de 2017. Em uma partida emocionante, o tricolor gaúcho levantou a taça e se estabeleceu entre os maiores brasileiros do torneio continental. 

A seguir, relembre a trajetória do Grêmio na disputa pelo título.

Classificação e fase de grupos

Com a terceira melhor campanha geral da fase de grupos, o Grêmio se qualificou como o primeiro colocado do grupo 8, com 13 pontos. A campanha do time consistiu em quatro vitórias, um empate e uma derrota fora de casa, contra o Deportes Iquique.

Mata-mata

O desempenho favorável do time na fase de grupos da Libertadores permitiu que o Grêmio decidisse todas as eliminatórias do mata-mata antes da final em casa. Nas oitavas, o tricolor confirmou seu favoritismo no mercado de apostas esportivas e eliminou os argentinos do Godoy Cruz com certa facilidade, por um placar agregado de 3×1.

Nas quartas de final, o Grêmio enfrentou o Botafogo, único rival brasileiro na trajetória pelo título. Após um empate sem gols no Rio de Janeiro, a definição da vaga aconteceu na Arena, em um jogo bastante disputado e marcado por grandes defesas. O único gol da partida aconteceu já no segundo tempo, feito de cabeça por Barrios, o qual decretou a classificação do tricolor gaúcho.

Nas semifinais, o Grêmio precisou viajar até o Equador para enfrentar o Barcelona de Guayaquil. Na partida de ida, o time praticamente carimbou seu passaporte para a decisão ao derrotar os equatorianos por 3×0, com gols marcados por Luan e Edílson. Na partida de volta, na Arena, o Barcelona conseguiu marcar um gol, mas o time do Grêmio segurou o resultado sem maiores sustos, concretizando a classificação para a final após um período de dez anos de espera.

Decisão do título

Na decisão da Libertadores de 2017, o Grêmio enfrentou o Lanús, em jogos de ida e volta. Pela primeira vez nessa edição do torneio, a segunda partida aconteceu na casa do adversário, pois o clube argentina havia obtido a segunda melhor campanha na fase de grupos.

Na primeira partida, na Arena do Grêmio, o tricolor gaúcho conseguiu impor um bom ritmo de jogo e pressionar o adversário, dominando estatísticas como posse de bola e finalizações. Apostando em uma estratégia defensiva, o Lanús parecia satisfeito com o empate, mas nos minutos finais da partida, o volante Cícero, que veio do banco de reservas, fez o gol da vitória.

Já no jogo de volta, na Argentina, a necessidade de marcar gols fez com que o Lanús dominasse a posse de bola e se lançasse ao ataque. No entanto, essa movimentação acabou deixando espaços na defesa adversária, permitindo que o Grêmio não apenas abrisse o placar, como ampliasse o marcador para 2×0 ainda no primeiro tempo. Antes do término da partida, o Lanús diminuiu com um gol de pênalti, mas a vitória do Grêmio já estava consolidada, pelo placar agregado de 3×1.

Com a taça, o Grêmio se juntou ao grupo dos clubes brasileiros com mais títulos na Copa Libertadores, e quebrou um jejum de 22 anos desde o bicampeonato, que havia acontecido em 1995.

Para a Copa Libertadores de 2017, o Grêmio se classificou diretamente para a fase de grupos, após a conquista do título da Copa do Brasil de 2016, contra o Atlético-MG. Desse modo, o tricolor gaúcho foi sorteado como cabeça de chave do grupo 8, que também contou com a presença de Guaraní, Deportes Iquique e Zamora.

 

Redação PG

Site gaúcho com as últimas notícias do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Ao vivo, como assistir, próximos jogos, resultados, escalação, gols, mercado da bola, tabelas, estatísticas e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo