Linha de corte sobe e Grêmio pode ser rebaixado até com 45 pontos
A vitória do Juventude sobre o Bragantino fez o Papo pular para 14º lugar e empurrou o Athletico-PR para a 16ª posição, com 42 pontos. Isso fez com que a linha de corte do Brasileirão 2021 subisse para 46 pontos. E no máximo o Grêmio fará 45 pontos, vamos explicar.
Essa linha de corte é apenas uma base, que vai sendo atualizada a cada nova rodada e disputa de partidas. O cálculo é feito conforme o aproveitamento do 16º colocado, sendo que o Furacão tem exatamente 40% dos pontos conquistados.
Então, se eles mantiverem esse mesmo desempenho, conquistariam mais 3,6 pontos, que arredondando seriam 4 pontos de 9 possíveis. Portanto, o novo índice para escapar do rebaixamento é 46 pontos e não mais 44 ou 45.
Ainda pode mudar novamente, São Paulo, Atlético-GO, Juventude e Cuiabá são outros times abaixo desse total. Se algum deles, por exemplo, engatar uma sequência ruim e perder os jogos que restam, poderá baixar a linha de corte.
Vale lembrar que ela está relacionada apenas ao 16º colocado. Por exemplo, o 16º pode acabar com 43 e o 15º com 47, mas a pontuação desse time que ficou acima não importa para a conta.
Grêmio muito perto do rebaixamento
Se a previsão de 46 pontos for concretizada, não a mais o que fazer. Afinal, mesmo ganhando os três jogos que restam o time no máximo chegaria a 45 pontos.
Ainda assim, os matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) indicam que com 45 pontos a chance de cair é de 36,2%. Mas, com 43 pontos sobe para 92,7%, que seria a pontuação máxima caso o time tenha um empate.
Enfim, gostou da notícia?
Então, se inscreva no YouTube e nos siga em nossas redes sociais como o TikTok, Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.
Imagem: Carlos Costa / Futura Press