BOMBA: Ministério Público abre investigação contra torcedores do Inter
A situação é referente ao caso que repercutiu entre os torcedores nas redes sociais
Ministério Público pede investigação contra torcedores do Inter
Fora de campo, na prévia de Inter x Grêmio deste final de semana, uma publicação de torcedores colorados repercutiu nas redes sociais. O símbolo do Tricolor foi associado ao nazismo, pela página ‘RAO VIVE – @DiscipulosDeRao, mas o clube tomou conhecimento da injúria cometida.
O Ministério Público do Rio Grande do Sul encaminhou a denúncia para a Delegacia de Combate à Intolerância. As informações mais recentes apontam que o caso foi enviado para a Promotoria Criminal nesta sexta-feira (23), para a instauração de um inquérito sobre os acontecimentos.
Na última quarta-feira (21), a equipe do Portal do Gremista colheu informações sobre as atitudes do clube gremista neste caso. O Imortal formalizou denúncia junto à Promotoria do Torcedor através de seu departamento jurídico. O ato de associação e divulgação é crime previsto no Código Penal, e a Instituição também oficiou o caso ao Twitter.
Leia mais:
Grêmio conta com um trunfo para vencer o GreNal. Confira qual!
Grêmio venceu o último GreNal válido pelo Gauchão. Reelembre como foi!
O que diz a legislação brasileira sobre a situação?
Destaca-se que a apologia ao nazismo se enquadra na Lei 7.716/1989, sendo tratado com seriedade pelos diferentes órgãos de justiça. É crime: praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
A pena para o caso acima é uma reclusão de um a três anos e multa – ou reclusão de dois a cinco anos e multa se o crime foi cometido em publicação ou meio de comunicação social. Já fabricar, comercializar, distribuir, ou veicular símbolos, emblemas e outras figuras que divulguem o nazismo, a reclusão é de dois a cinco anos. Além disso, a injúria também está destacada como crime na legislação brasileira.
Imagem destaque: Ricardo Duarte/Internacional
Um Comentário