Últimas Notícias do GrêmioGreNalJogadoresJogos

COLUNA PG | Renato precisa usar esta estratégia para ir bem no GreNal

Grêmio de Renato deve focar em importante questão tática neste GreNal

Grêmio conta com um trunfo para vencer o GreNal
Imagem: Rodrigo Fatturi/Grêmio

GreNal exigirá do setor de marcação gremista

O Grêmio vem demonstrando uma carência desde o ano passado que preocupa os torcedores: a sua defesa. O Tricolor foi uma das zagas mais vazadas do Campeonato Brasileiro 2023 por dois motivos: a característica e qualidade dos jogadores da defesa/meio-campo e a falta de proteção tática dos volantes e meias em relação à zaga.

Leia mais:

Últimas do Grêmio: zaga no GreNal, reforço velho conhecido, caso Geromel e mais

BOMBA: Ministério Público abre investigação contra torcedores do Inter

João Pedro, Geromel, Kannemann e Reinaldo formam uma zaga lenta e envelhecida, que pratica uma transição defensiva sem intensidade. Apesar de Geromel e Kannemann serem zagueiros fantásticos, a dupla já possui uma idade elevada. Além disso, o lateral-esquerdo Reinaldo é um péssimo marcador, sendo vazado de todas as maneiras no último Brasileirão

Somado a isso, o meio-campo do Imortal é sobrecarregado na figura de Villasanti, que nem sempre joga de maneira perfeita para compensar. Inclusive, no último GreNal, no Beira-Rio, esse foi um dos principais defeitos do Tricolor: a ineficiência defensiva dos volantes e da linha defensiva.

Grêmio de Renato precisa de marcação eficiente no clássico

Por conta disso, para o GreNal deste domingo (24) é necessário que o técnico Renato Portaluppi coloque o volante marcador Du Queiroz junto de Villasanti e Pepê na meia cancha. Ademais, também seria de bom agrado jogar com mais um zagueiro, fazendo a sobra para Geromel e Kannemann e desafogando os alas.

Renato, aliás, já teve sucesso com o esquema com três zagueiros e três volantes na temporada 2013, quando também foi vice-campeão brasileiro. Caso não seja do agrado do treinador uma formação com um trio de zaga, basta colocar os três volantes inicialmente citados junto de uma dupla de pontas rápidos (Pavón, Gustavo Nunes ou Nathan Fernandes) para pegar o Inter de Coudet no contra-ataque. Isto porque o rival tem uma predisposição ofensiva, jogando quase sempre com a linha defensiva no campo do adversário.

Por tudo que se vê, e pela ainda falta de entrosamento dos novos contratados gremistas, esta seria a tática mais adequada para enfrentar o Inter amanhã, no Beira-Rio, às 18h. Vale destacar, por fim, que foi usando um esquema mais reativo que Renato ganhou a maioria dos GreNais contra o Inter (especialmente de Coudet em 2020), consolidando a sua paternidade sobre o rival.

Imagem de destaque: Fernando Alves/Getty Images

Daniel Vidal

Gremista jornalista formado no Olímpico Monumental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo