MP age e torcidas do Grêmio são proibidas de acessarem estádios
Três torcidas organizadas do Grêmio estão suspensas para o início da temporada 2023. Tanto Geral do Grêmio, como Garra Tricolor e Jovem do Grêmio estão temporariamente impedidas por decisão do Juizado do Torcedor e Grandes Eventos de Porto Alegre de ingressar na Arena do Imortal.
O documento, que foi assinado no último dia de 2022, proíbe os torcedores de acessar estádios de futebol onde o Tricolor Gaúcho atuar durante o andamento da ação. De acordo com o Ministério Público, a punição diz respeito ao GreNal do dia 9 de março de 2022, no Beira-Rio, quando as torcidas organizadas gremistas entoaram cânticos de cunho racista.
Nesse sentido, a decisão atende ao pedido do órgão público, que exige a apresentação de documentos e dados por parte das torcidas. Vale ressaltar que, apesar das organizadas serem vinculadas ao clube gaúcho, o Grêmio não tem obrigação de entregar qualquer documento à justiça.
Em documento assinado pelo MP-RS no último dia do ano de 2022, Geral do Grêmio, Torcida Jovem e Garra Tricolor estão temporariamente punidas, ou seja, não poderão acessar os estádios que o tricolor jogará.
Isso inclui roupas, faixas, bandeiras e instrumentos.
🗞️ @joaopraetzel pic.twitter.com/BPhE5mZeo5
— FBI Tricolor (@FBITricolor) January 13, 2023
Grêmio se manifestou sobre a punição das torcidas
Ciente da situação, o executivo jurídico do Tricolor, Guilherme Stumpf, declarou, nesta sexta-feira (13), ao portal GZH, que o clube gaúcho está empenhado em ajudar tanto o poder público quanto seus torcedores neste processo.
Momentaneamente punidas, as organizadas estão proibidas de entrar nos estádios enquanto a medida estiver em vigor, devendo, inclusive, ser bloqueado o sistema de acesso biométrico de todos integrantes das torcidas citadas. Ademais, tais torcedores ficarão proibidos de levar bandeiras, instrumentos musicais e faixas que identifiquem as organizadas.
Para a revolta de alguns torcedores, a assessoria de imprensa da Arena do Grêmio informou que acatará a decisão do Juizado do Torcedor e não permitirá a entrada das torcidas punidas.