Mundial de Clubes: Inter FORA e Grêmio com chance de classificação; entenda

Grêmio ou Inter: Quem vai para o Mundial?
O Super Mundial de Clubes da FIFA está programado para estrear em 2025 nos Estados Unidos, apresentando um torneio com 32 clubes. As vagas para este aguardado torneio já estão sendo preenchidas, com três representantes sul-americanos já garantidos: Palmeiras, Flamengo e um entre Fluminense e Boca Juniors, dependendo do resultado da final da Libertadores.
Leia mais:
Grêmio bate o martelo e define programação para enfrentar o Coritiba
Provável escalação do Grêmio para enfrentar o Coritiba VAZA na web
A América do Sul tem direito a seis vagas no torneio, mas há um limite de dois por país. Esta regra tem implicações significativas para clubes como Grêmio e Inter, que terão uma última chance na Libertadores 2024 para garantir uma vaga.
Se nenhum deles ganhar o título, o Brasil não terá mais representantes no Super Mundial além dos dois citados acima. Claro que a maior possibilidade neste momento está com o Tricolor Gaúcho, visto que o rival deve permanecer no meio da tabela Brasileirão 2023. Com a vaga da Libertadores garantida, o Imortal terá que se esforçar para ser campeão.
As vagas restantes para a América do Sul serão decididas de acordo com o campeão da Libertadores 2024 e dois clubes selecionados com base em um ranking que levará em consideração o desempenho entre 2021 e 2024. No entanto, apenas se clubes de um país vencerem a Libertadores, mais equipes desse país poderão participar do torneio, o que limita as chances de novos representantes brasileiros.
O Super Mundial de 2025 terá oito grupos de quatro times, seguindo para as oitavas, quartas, semifinais e final, no formato semelhante ao da Copa do Mundo de seleções.
Imagem destaque: Reprodução/FIFA