Mundial do Inter vai virar “Intercontinental” e buga cabeça dos colorados
Com a criação do formato Copa do Mundo de Clubes da Fifa, que será realizada pela primeira vez a partir de 2025, com 32 clubes, e será disputada de quatro em quatro anos, a entidade que rege o futebol decidiu transformar o atual formato do “Mundial de Clubes” anual em uma “Intercontinental”, de acordo com o jornalista italiano Tancredi Palmeri, da Gazetta Dello Sports.
Isto porque, segundo o comunicador, a Fifa decidiu implementar um torneio anual, nos anos em que não houver o formato Copa do Mundo de Clubes, com um esqueleto praticamente idêntico ao do “Mundial de Clubes” atual, que foi consolidado a partir de 2005 em substituição ao seu formato antigo (Copa Intercontinental).
Neste modelo, os campeões da Champions League estarão diretamente na final, como acontecia na Copa Intercontinental realizada entre 1960 e 2004. Já os sul-americanos, que ultimamente vêm encontrando problemas na competição, enfrentarão outros continentes num playoff classificatório para a final.
Com isso, muitos colorados passaram a não entender o real significado da conquista de 2006, que começará a ser tratada como um torneio “intercontinental” pela máxima entidade do futebol, já que possuirá formato semelhante ao novo certame anual.
Segundo o jornalista (Tancredi Palmeri, da Gazetta Dello Sports). A partir de 2024, a FIFA vai voltar com a Copa Intercontinental.
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) March 28, 2023
Os campeões da Champions estarão diretamente na final. Os sul-americanos enfrentarão outros continentes num playoff.
O torneio será anual. O… pic.twitter.com/DbTsDaxI6T
Entidade reconhece os títulos mundiais de 1960 até 2004
Vale ressaltar que a Fifa reconhece todos os times europeus e sul-americanos que ganharam a Copa Intercontinental (antigo Mundial de Clubes) entre 1960 e 2004 (e apenas nesse período) como campeões do mundo.
Também é importante lembrar que em 2005, com a organização direta da Fifa, o Mundial Interclubes antigo acabou sendo absorvido pelo formato atual, sendo um modelo continuação do outro. Isto porque, além da mesma sede, o Japão, também foi incorporado o mesmo patrocinador (Toyota) e os clubes sul-americanos e europeus passaram a entrar diretamente na semifinal, só podendo se enfrentar na final, como no formato antigo da Copa Intercontinental.
Por conta disso, a entidade reconhece todos os títulos mundiais de 1960 até 2004, apesar de não promover a unificação estatística com os torneios pós 2005.
Grêmio conquistou o mundo em 1983, muito antes do Inter nascer
Campeão da América e do Mundo desde 1983, o Imortal foi o pioneiro em ambos os feitos no estado do Rio Grande do Sul. Por conta disso, é amplamente conhecido por todos no futebol que o Inter, maior rival do Grêmio, nasceu somente em 2006. A flauta diz respeito também ao nome do Colorado, que só foi conquistar um título internacional 23 anos depois do Tricolor.