O Grêmio Pode Vencer A Libertadores?
A torcida do Grêmio anda com saudade da Taça Libertadores, que ganhou pela última vez em 2017. Desde o início de junho, o time disputou jogos atrasados da Libertadores, devido à tragédia no Rio Grande do Sul, sendo o último time a se classificar para a próxima fase. É possível acreditar num novo título do Grêmio, após sete anos de jejum?
É o que se vai ver aqui.
Correndo Atrás
O Time das Águias fez uma campanha forte na primeira fase, apesar das derrotas iniciais, e garantiu sua vaga nas oitavas. O Grêmio começou no Grupo C, empatado na primeira colocação com The Strongest, após empatar contra o Estudiantes, já eliminado, e vencer o Huachipato em casa, por 1×0. O único gol da vitória contra o Huachipato aconteceu logo nos primeiros 5 minutos, com uma cabeçada de Diego Costa.
As casas de apostas agora fazem suas contas para descobrir quem são os favoritos das próximas etapas. Sem dúvidas, o tricolor gaúcho terá jogos dificílimos pela frente, como é de se esperar em competições deste nível. Já para as oitavas, encara o Fluminense em pleno Maracanã. Nas quartas, jogará contra o vencedor entre Atlético-MG e San Lorenzo. Um dos candidatos mais prováveis para a semifinal é o River Plate. Não existe vida fácil na Libertadores.
O Fluminense classificou-se como líder do Grupo A, com uma campanha impecável: quatro vitórias e dois empates, com 14 pontos. Já o Atlético-MG, líder do Grupo G, passou para a próxima fase com cinco vitórias. O River Plate se classificou com uma pontuação melhor ainda, com cinco vitórias e um empate, totalizando 15 pontos.
Atualmente, o Grêmio não está entre os mais cotados ao título. Segundo o power ranking da plataforma Goal, o tricolor gaúcho aparece na oitava colocação dos times favoritos ao título. Para a surpresa de ninguém, o favorito é o River Plate, que venceu quase todos os jogos que disputou até aqui e está em grande fase.
O ranking da Goal ainda aponta Botafogo, São Paulo, Fluminense, Atlético-MG, Palmeiras e Flamengo, como candidatos mais prováveis. A dúvida não é exatamente sobre a qualidade da equipe, mas o quanto ela estará afetada pelas tragédias recentes em seu estado natal. Mesmo nestas condições, o Imortal conseguiu afastar o risco de eliminação e vencer três jogos seguidos. Sem dúvida, uma classificação heróica.
A Equipe
O Grêmio tem um elecon invejável e pode sonhar alto na competição. Diego Souza já provou seu talento nas finalizações e presença desestabilizadora na área adversária. Inclusive, foi o autor do gol da vitória sobre o Huachipato. A zaga também tem apresentado uma performance sólida, no comando de Kannemann e Geromel. Os meio-campistas Lucas Silva e Matheus Henrique são fundamentais tanto para a zaga quanto para o ataque e são capazes de impor seu ritmo de jogo ao adversário.
O técnico, Renato Portaluppi, é uma liderança forte e muito respeitado por todos os membros da equipe. Renato é querido por todos e já demonstrou sua habilidade de motivar a equipe e explorar o melhor de cada jogador, frequentemente, surpreendendo torcedores e adversários.
O treinador conhece o clube e seus jogadores como poucos e sua liderança foi essencial para a classificação tardia do Grêmio, vencendo três jogos seguidos. Nos confrontos fora de casa, Renato deve optar por uma tática mais defensiva, pressionando muito os adversários e aproveitando contra-ataques. Já nas disputas em casa, promete partir para cima logo no início, sufocando o adversário e impondo seu ritmo. Além disso, o Imortal conta com o apoio incondicional e apaixonado da torcida, que lota as arquibancadas até mesmo fora de casa.
Cronograma
A Libertadores será suspensa por dois meses por causa da Copa América, que acontece entre o final de junho e a metade de julho. A competição só será retomada então no dia 13 de agosto. O confronto com o Fluminense está marcado para o dia 14 de agosto.
Os confrontos a partir de agora terão um intervalo de aproximadamente um mês entre um e outro. As quartas de final estão marcadas para o dia 18 de setembro e a semifinal, para o dia 23 de outubro. A final será disputada no dia 30 de novembro.
Na Casa do Coritiba
Com a Arena do Grêmio interditada desde o início das enchentes, o clube adotou o Estádio Couto Pereira, do Coritiba, como lar temporário e tem sido muito feliz. Caso a Arena ainda não esteja reabilitada até a data do jogo, o clube já manifestou preferência pelo Couto Pereira, para encarar o Fluminense.
A torcida tem comparecido em peso. A partida contra o Estudiantes atraiu nada menos que 32.572 torcedores, igualando o recorde do próprio Coritiba neste ano. Contra o The Strongest, a presença tricolor foi de aproximadamente 23 mil torcedores. Mesmo assim, Renato Portaluppi não espera encontrar nenhum jogo fácil pela frente.
Em entrevista coletiva, o técnico elogiou o tricolor carioca e lamentou que um time brasileiro será eliminado na disputa. Lembrou ainda que o confronto será apenas em 14 de agosto e que até lá, “tem muita coisa para acontecer” em ambos os lados.