Últimas Notícias do GrêmioOpinião

O que a regra diz sobre pênalti não marcado no final de Corinthians x Grêmio?

Corinthians x Grêmio
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Polêmica no final de Corinthians x Grêmio

Na noite da última segunda-feira (18), durante a partida atrasada da 15ª rodada do Brasileirão 2023, uma polêmica tomou conta do estádio, um pênalti não marcado a favor do Grêmio está sendo amplamente discutido por especialistas e fãs do futebol. O jogo terminou em um empate épico de 4 a 4, mantendo o Tricolor na busca pelo título, e o time paulista está cada vez mais perto da zona de rebaixamento somente a três pontos do Santos que abre o Z4.

A interpretação da IFAB sobre a jogada

A International Football Association Board (IFAB), responsável por regulamentar as regras do futebol, possui orientações específicas sobre o que pode ser considerado uma infração por mão na bola. De acordo com a Lei 12 (Faltas e Conduta Imprópria), para que seja marcada a infração, dois pontos devem ser analisados:

  • Se o jogador tocou na bola deliberadamente com a mão ou braço, inclusive movendo a mão ou o braço na direção da bola.
  • Se a mão ou o braço do jogador ampliou o corpo de uma maneira considerada antinatural.

No lance em discussão, Yuri Alberto teve um contato com a bola que, sob a interpretação da IFAB, poderia ser considerado infração, uma vez que o seu braço estava em uma posição antinatural durante a ação de bloqueio.

Posicionamento da CBF e reações sobre o lance polêmico

Após a repercussão negativa do lance, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) analisou a jogada e considerou que houve um erro de interpretação por parte da arbitragem liderada por Wilton Pereira Sampaio. A entidade enfatizou que o movimento de Yuri Alberto ao tentar bloquear o cruzamento de Ferreira foi, de fato, antinatural, o que justificaria a marcação do pênalti.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo