Presidente da FGF barra volta da Sul-Minas em 2023; Grêmio estaria classificado
Lutando para conquistar o tão sonhado acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, o Grêmio já vive a expectativa da próxima temporada. Além do Campeonato Gaúcho, da Copa do Brasil e do Brasileirão, o Tricolor está sendo cogitado para disputar a Copa Sul-Minas, extinta desde o início dos anos 2000.
No entanto, segundo Luciano Hocsman, presidente da Federação Gaúcha de Futebol, o retorno da competição não deverá ocorrer no ano que vem. Segundo o dirigente, em entrevista concedida á Rádio Guaíba, hoje (18), o torneio já pode ser retirado do calendário dos clubes para 2023.
“Para o ano de 2023, não tem a menor possibilidade disso acontecer”, afirmou Hocsman.
O que foi a Copa Sul-Minas, disputada pelo Grêmio em todas as suas edições?
Com três únicas edições, a Copa Sul-Minas foi criada em 2000 e reunia os clubes do sul do país e também os de Minas Gerais. É importante lembrar que a sua criação foi motivada pelo descontentamento destes clubes com as rendas da Copa Centro-Oeste e Copa Sul na época.
Para 2023, uma articulação vem sendo feita e a expectativa era de que a competição aconteça após os estaduais, e já existem seis datas reservadas para a realização da Copa Sul-Minas. O modelo de disputa seria em duelos de mata-mata e os participantes seriam definidos de acordo com o desempenho nos respectivos estaduais.
Campeões das edições passadas da Copa Sul-Minas
América-MG, em 2000, e Cruzeiro, nos dois anos seguintes, foram os campeões do torneio, que teve o Tricolor Gaúcho na disputa. A competição foi cancelada após uma série de fatores envolvendo o mau momento político da CBF e emissoras que transmitiam os campeonatos da entidade.
Vale ressaltar que as três edições disputas da Copa Sul-Minas em 2000, 2001 e 2002 eram torneios que classificavam para a Copa dos Campeões, competição que reunia os melhores colocados das copas regionais do mesmo ano.