Presidente do Fortaleza fala sobre SAF antes do jogo contra o Grêmio
Fortaleza x Grêmio: presidente do leão fala sobre SAF
No próximo sábado (30), o Grêmio enfrentará o Fortaleza, na Arena Castelão, às 16h, em duelo direto pelo G4 do Brasileirão. Com 38 pontos, o Leão do Pici pode chegar a 41 caso vença e ficar a dois do Imortal, que está na terceira colocação. No entanto, antes do importante confronto pela competição, o time cearense vive momento histórico do clube e seu presidente resolveu comentar a respeito.
Leia mais:
URGENTE: presidente do Grêmio surpreende e volta a falar sobre Michael
Provável escalação do Fortaleza VAZA na web e torcida do Grêmio fica de olho
Nos últimos dias, com 1.195 votos a favor, 95,14% da votação total, contra 57 votos para “não” e um para “branco”, o Tricolor de Aço confirmou a aprovação dos sócios-proprietários e sócios-torcedores para que o clube se torne uma Sociedade Anônima do Futebol, a famosa SAF. Para participar da votação, os torcedores que fizessem parte do plano de sócios precisariam estar adimplentes até a mensalidade referente ao mês de agosto de 2023.
De acordo com Marcelo Paz, presidente do Fortaleza, o modelo de SAF adotado pelo clube será diferente em relação a de alguns gigantes brasileiros que aderiram a “moda”, como Botafogo e Vasco.
“A nossa maior diferença é a aprovação de um processo que não teve venda de ações, já que a criação não é para pagar dívidas, mas sim ter um modelo de gestão mais moderno, com acesso à crédito no mercado, melhores práticas de governança e aberto para que possa receber algum tipo de investimento minoritário”, disse o presidente.
Além disso, o mandatário diz que a instituição pode tentar abrir um IPO, sigla em inglês que significa Initial Public Offering, em português, Oferta Pública Inicial. De forma resumida, tal ideia pode permitir que o clube cearense tenha capital aberto com ações negociadas na Bolsa de Valores.
“Temos conversado com pessoas de alto nível na Bolsa de Valores, que olham primeiro o futebol como um mercado para se abrir capital, e veem o Fortaleza como time que tem esse potencial. Outro ponto é que também imaginamos que começar a venda de algum percentual, sempre minoritário, para o sócio-torcedor é um ótimo caminho”, completo Marcelo Paz.