Quantos pontos o Grêmio ainda precisa fazer para subir na Série B
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Quantos pontos o Grêmio ainda precisa fazer para voltar à elite do Brasileirão? Com o final do primeiro turno se aproximando, a pergunta se torna cada vez mais legítima. Se fizermos um recorte dos últimos seis anos, quem somou 64 pontos retornou à primeira divisão. Ocorreram acessos com pontuação menor, mas aí pode-se correr riscos. Antes mesmo da estreia na Série B 2022, os dirigentes gremistas previam que com 65 pontos o clube subiria.
Tabela de conteúdos
Exigência para subir está maior que a média
O número mágico estabelecido pela direção é superior a o que vem sendo somado pelos clubes que regressaram à Série A. Logo, o Tricolor trabalha com uma margem de segurança para evitar surpresas. Até aqui, a equipe somou 25 pontos e, dentro da projeção, faltam 40 para serem buscados, em um universo de 69 a serem disputados. Será necessário um aproveitamento de 58% na sequência da competição, índice superior a média dos últimos 10 anos, que foi de 55%.
Subir a régua é uma necessidade
O cálculo pode parecer um pouco duro, mas expressa a realidade, a boa notícia para a torcida gremista é que o grau de exigência está posto para todos participantes. Quanto mais abaixo na tabela maior o índice a ser alcançado. Ainda que esteja na quarta colocação, o Grêmio terá que subir a régua para não sofrer, pois o aproveitamento do time de Roger Machado neste momento é de 56%.
Grêmio e Bahia: jogo com cara de decisão
Outro dado que merece atenção é que não temos mais um G4, o Cruzeiro soma 34 pontos, logo precisa apenas de 30 para subir. A Raposa tem um jogo a menos que a maioria dos adversários, portanto ainda vai disputar 24 partidas. Dificilmente não garantirá o acesso, diante deste fato restam três vagas.
Como o Vasco segue os passos dos mineiros, Grêmio e Bahia precisam ter muito cuidado. É dentro deste contexto que o Imortal enfrenta o Esquadrão de Aço, no próximo domingo (3), em Salvador, num duelo com ares de decisão.