O segundo gol do Grêmio contra o Vila Nova foi legal?
Um lance em especial chamou a atenção de todos os que estavam na Arena do Grêmio, ontem (2), assistindo a vitória gremista de 2 a 1 contra o Vila Nova em jogo válido pela 28ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Aos 17 minutos do segundo tempo, quando Thaciano desviou de cabeça e colocou a bola na rede para abrir uma vantagem de 2 a 0 para o Tricolor, o árbitro Sávio Pereira Sampaio foi chamado pelo VAR. Para a surpresa e apreensão de todos, a revisão em questão era para verificar um possível pênalti para o Vila Nova na origem da jogada.
No momento em que o juiz atendeu ao chamado do árbitro de vídeo, duas escolhas lhe foram impostas: ou a validação da cabeçada de Thaciano, ou a anulação do lance e a marcação de uma penalidade para o Vila Nova. Ou seja, os gremistas corriam o risco de ver a trama do segundo gol tornando-se um pênalti para a equipe goiana, o que faria o Imortal sair de um 2 a 0 para um provável 1 a 1.
No entanto, após uma longa análise, o juiz da partida resolveu manter a decisão de campo, para alívio dos quase 15 mil torcedores. Neste sábado (3), em sua coluna em GZH, o comentarista de arbitragem Diori Vasconcellos, do Grupo RBS, opinou que a decisão final de Sávio foi correta, não identificando irregularidade na jogada.
De acordo com o jornalista, o lateral-direito Rodrigo Ferreira e o jogador do Vila Nova disputaram a bola dentro da área normalmente, sem que tenha havido uma força desproporcional do jogador gremista.
“Ambos visam e se projetam na direção da bola. Lógico que há contato entre os dois, mas dentro de uma disputa em que ambos estão tentando jogar. Não considero que o lateral gremista tenha tido uma ação para impedir o adversário de jogar ou que possa justificar a marcação da penalidade. O choque é consequência disso. Por isso, a decisão final de Sávio Sampaio foi correta ao validar o gol. Creio que o principal debate nesse lance seja sobre a interferência do VAR”, escreveu Diori.
Decisão gerou muita revolta no time goiano
Inconformado com a marcação do árbitro, o Vila Nova emitiu uma nota de repúdio após o jogo de ontem, afirmando que irá tomar as medidas cabíveis “ante os prejuízos causados pelos erros de arbitragem, indo até as últimas instâncias em busca de justiça”.