Há seis anos, Grêmio dava show contra o Atlético-MG na final da Copa do Brasil
Após um longo período sem títulos de expressão, o Grêmio acabou com um jejum no ano de 2016. Apesar de ter começado a temporada com o pé esquerdo, o Tricolor reuniu todas as suas forças na Copa do Brasil daquele ano, focando na conquista do penta da competição.
Como havia participado da Libertadores meses atrás, o Imortal já entraria direto nas oitavas de final do torneio, enfrentando o Athletico Paranaense em duas partidas. Após uma sofrida classificação contra o Furacão, o clube gaúcho deparou-se com o Palmeiras nas quartas de final, iniciando o confronto mata mata na Arena, com uma vitória de 2 a 1. Futuro campeão brasileiro, o clube paulista contava com nomes famosos como Gabriel Jesus e Zé Roberto, mas não foi páreo para a equipe comandada por Renato Portaluppi.
Precisando apenas de um empate para avançar às semifinais, o Tricolor foi ao Allianz Parque jogar a partida de volta, voltando de lá classificado após um 1 a 1. Com o resultado, o Imortal deparou-se com o Cruzeiro na semifinal, classificando-se, dessa vez, após um baile no Mineirão na primeira partida, quando ganhou por 2 a 0.
Grêmio encaminhou vantagem na final com show de Pedro Rocha
Na final do campeonato, o Grêmio precisaria enfrentar o rival do Cruzeiro, o Atlético-MG. No primeiro confronto da final, também jogado no Mineirão, um show dado pelo Tricolor novamente impressionou os mineiros. Realizado há exatos seis anos, no dia 23 de novembro de 2016, o primeiro jogo da finalíssima acabou com o placar de 3 a 1 para o clube gaúcho, com gols de Pedro Rocha (2x) e Everton Cebolinha.
Com o resultado, o Imortal encaminhou a conquista do título, que seria concretizado na Arena, em Porto Alegre. Além disso, o duelo em Belo Horizonte entrou para a história do Grêmio como uma das melhores atuações do clube em todos os tempos.