Torcida do Grêmio cobra punição PESADA à CBF; entenda o motivo
Confira a reclamação da torcida do Grêmio contra o Santos
Os torcedores do Grêmio estão se mobilizando para reclamar sobre atos da torcida do Santos. No último domingo (20), os times se encontraram na Vila Belmiro, onde o Tricolor Gaúcho perdeu por 2×1 para o mandante, mas o problema não está na derrota, nem nas expulsões de Reinaldo e do técnico Renato Portaluppi.
Não teve erro de arbitragem para reclamação desta vez. O problema ficou por conta da atitude da torcida santista, com os gritos homofóbicos sendo cantados dentro da Vila Belmiro. Até então, a diretoria do Imortal não protocolou nenhuma reclamação ao STJD ou à CBF pelos cânticos homofóbicos que tiveram que ouvir dentro do estádio santista.
Nesse cenário, todas as reclamações nas redes sociais e até mesmo a mobilização por uma punição ao Santos, estão sendo conduzidas por grupos de torcedores gremista. Não é a primeira vez que isso acontece fora do Rio Grande do Sul, mas a situação dificilmente é punida pelas entidades do futebol.
De acordo com o sistema brasileiro, desde junho de 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a discriminação e a violência por orientação sexual e identidade de gênero podem e devem ser enquadradas dentro das leis que punem crimes de racismo, até que o Congresso Nacional crie uma legislação específica para tratar especificamente deste assunto. Ou seja, por mais que ainda não haja nenhuma lei oficial, pode-se dizer que homofobia é crime.