Três vezes em que o Grêmio bateu o Santos de Pelé no Olímpico
Falecido na tarde de hoje (29), em São Paulo, o eterno Pelé tem muitos títulos e conquistas em sua carreira. Apesar de sair vitorioso na maioria das partidas em que entrou em campo, o craque tem ao menos três derrotas para o Grêmio em Porto Alegre, no Estádio Olímpico.
A primeira delas ocorreu no dia 28 de setembro de 1969, quando o Imortal ganhou do Santos pelo placar de 2 a 1, pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa (antigo Campeonato Brasileiro). Curiosamente, Pelé fez o gol de desconto do clube paulista, que também foi derrotado pelo Tricolor em 1971 e 1974 nas mesmas circunstâncias.
Pelé marcou época no futebol mundial
Aos 82 anos, Edson Arantes do Nascimento acabou falecendo em decorrência de um problema de câncer. Campeão do mundo duas vezes pelo Santos e três vezes pela Seleção Brasileira, ao lado de craques como Garrincha, Jairzinho, Nilton Santos, Zagallo, Didi, Tostão, Rivellino e etc, Pelé é considerado o maior jogador de futebol da história.
Além do Santos, o ex-jogador também atuou pelo Cosmos, dos Estados Unidos, ajudando a desenvolver o futebol norte-americano na metade dos anos 1970, quando já estava prestes a se aposentar dos gramados.
Confira três jogos em que o Grêmio ganhou do Santos de Pelé em Porto Alegre:
- Grêmio 2 x 1 Santos – 28/09/1969 (Júlio Amaral e David para o Grêmio; Pelé para o Santos)
- Grêmio 1 x 0 Santos – 01/09/1971 (Torino para o Grêmio)
- Grêmio 1 x 0 Santos – 27/01/1974 (Carlinhos para o Grêmio)