Os títulos do Grêmio no Brasileirão: relembrando as conquistas e os momentos marcantes
O Brasileirão 2023 está em andamento, e o Grêmio tem tido certos problemas nas cinco primeiras rodadas do certame. Após um ano muito conturbado na Série B na temporada passada, o Tricolor está de volta e quer demonstrar sua força. Inclusive, o time gaúcho já conquistou a competição por duas vezes e entrou para o seleto grupo de vencedores da principal disputa nacional do Brasil.
Grêmio já conquistou o Brasileirão em duas oportunidades
A primeira conquista do Tricolor Gaúcho foi no dia 3 de maio de 1981, e parou Porto Alegre. Denominada como Taça de Ouro à época, o torneio tinha um formato diferente e foi realizado com diversas fases e contou com uma final eletrizante.
Após passar pela primeira e segunda fase, o Grêmio começou a disputar os mata-matas diante de equipes importantes dentro do cenário nacional. Nas oitavas o Imortal eliminou o Vitória, e na etapa seguinte a Ponte Preta – que estava em alta naquele período.
Em campo, o Tricolor venceu a o time paulista por 3 a 2, fora de casa. Na volta, o time gaúcho foi derrotado por 1 a 0, mas conseguiu a classificação e seguiu vivo na competição. O que se tornou marcante o duelo, foi a presença de 98 mil torcedores gremistas no estádio Olímpico Monumental, o público se tornou o maior da história do Tricolor Gaúcho.
Na final, o Imortal venceu o poderoso time do São Paulo e levantou seu primeiro troféu do Campeonato Brasileiro. De fato, o Grêmio chegou a outro patamar com a conquista e passou a ter o reconhecimento definitivo do Brasil à grandeza de um clube que firmava-se nacionalmente como um time vencedor.
Bicampeonato do Brasileirão
O ano era 1996 e o Grêmio tinha um timaço. O segundo título do Grêmio no Campeonato Brasileiro aconteceu um ano após da conquista da Libertadores da América e contava com jogadores que também entraram para história do clube.
Apesar do grande êxito final, a jornada foi difícil. Após eliminar o Goiás e Palmeiras, o Grêmio pegou o Portuguesa, que tinha o craque Zé Roberto (aquele mesmo que atuou pelo Tricolor de 2012 a 2014) em início de carreira e em estado de graça. No campo, o time gremista perdeu o duelo de ida por 2 a 0, em São Paulo, mas foi superior na volta.
Atuando no Olímpico Monumental, o Imortal precisava vencer pela diferença mínima de dois gols, enquanto a Portuguesa jogava até pela derrota. A vitória parcial do Tricolor começou aos 2 minutos do 1º tempo, com gol de Paulo Nunes, craque e xodó do time. Na parte final do duelo, Ailton marcou que fez o Velho Casarão estremecer. Era o gol do título gremista. Festa em Porto Alegre. O Brasil voltou a ficar azul, preto e branco.