Grêmio e Náutico se reencontram 17 anos após a Batalha dos Aflitos
Tempo estimado de leitura: 2 minutos
A 17ª rodada da Série B 2022 marca um reencontro histórico no futebol brasileiro. Grêmio e Náutico se enfrentam nesta sexta-feira (8), às 21h30, na Arena, em Porto Alegre. As duas equipes protagonizaram um dos maiores jogos da história do futebol nacional, a Batalha dos Aflitos, em 2005. No entanto, neste ano a situação é bem diferente, mas o duelo ficou marcado para sempre na memória do torcedor gremista.
Tabela de conteúdos
Contexto da Batalha dos Aflitos
No final de 2005, a Série B do Campeonato Brasileiro chegava ao seu desfecho e a última rodada seria definida. Duas partidas aconteceram simultaneamente, Santa Cruz x Portuguesa, no Arruda, e Náutico x Grêmio, nos Aflitos. A Lusa não tinha chances, o Santa já estava classificado. Já o Tricolor Gaúcho precisava de no mínimo um empate para subir para a Série A, mas encontrou um ambiente hostil no Eládio de Barros Carvalho, mais conhecido como Estádio dos Aflitos.
O Náutico, adversário daquele duelo, precisava vencer a partida para subir de divisão. A partida foi tensa desde o início, estádio lotado e muita pressão sobre o Grêmio. A equipe pernambucana perdeu um pênalti ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, o árbitro marcou outra penalidade para o Timbu e acabou expulsando quatro jogadores do Tricolor por reclamação. Dessa forma, tudo parecia ter acabado, já que o Tricolor ficou com sete jogadores em campo.
O jogo ficou parado por muito tempo e a comissão técnica do Grêmio ameaçou até mesmo abandonar o gramado. Quando tudo parecia estar realmente perdido, o goleiro Galatto defendeu o pênalti, saiu jogando rápido e o meia-atacante Anderson foi acionado no ataque. O jovem dominou a bola na intermediária, levou todos os adversários na conversa e marcou o gol do acesso do Grêmio, o tento do título da Série B de 2005. Tudo isso com apenas sete jogadores em campo.
Um Comentário