Grêmio pode enfrentar clube português no Gauchão dentro de alguns anos
O Marítimo, de Portugal, faz os últimos ajustes para estrear a sua filial em Canoas. O time da Ilha da Madeira assumiu a gestão do complexo esportivo da Ulbra e estão concluindo algumas reformas e adequações para a realização de partidas no segundo semestre. A ideia é participar da Copa FGF.
É provável que você também goste:
Conheça Felipe Albuquerque, lateral que será titular do Grêmio contra o Del Valle
Delegação do Grêmio chega ao Paraguai e realiza procedimentos sanitários
Goleiro Renan Ribeiro vê acerto com o Grêmio com bons olhos
A segunda fase do projeto português envolve a criação de um clube que tenha todas as categorias, desde sub-9 até o profissional. A primeira etapa levou seis anos para ser concluída, com o Marítimo lançando 72 unidades de sua escolinha de futebol na América.
Boa parte destas escolinhas ficam no Brasil, mas também há unidades na Argentina, Uruguai e Estados Unidos. No Rio Grande do Sul existem escolhidas em Carazinho, Passo Fundo, Santa Maria e Caxias do Sul.
O Marítimo é presidido há 23 anos por Carlos Pereira, que vê na expansão da marca uma das principais necessidades do clube. Por isso, criar um posto avançado na América do Sul é muito mais do que apenas revelar jovens e levá-los para Portugal.
Chama atenção que o projeto dessa filial do clube português que poderá disputar o Gauchão não é tocado por alguém vinculado ao futebol. O ex-jogador de vôlei Mauro Rocha, que passou pelo Novo Hamburgo e Frangosul está fazendo a gestão.
Rocha é o presidente do Marítimo Brasil, embora apenas reporte aos dirigentes da Ilha da Madeira aquilo que acontece por aqui.
Clube português quer chegar forte no Gauchão
O time está com a categoria sub-20 montada e a sub-17 ainda em testes. Então, nas categorias sub-13 e abaixo disso os atletas devem vir das escolinhas.
Os profissionais passaram por qualificação em cursos ministrados pelo pessoal do Marítimo português, para seguirem a mesma metodologia.
Após o registro na Federação Gaúcha de Futebol o objetivo será participar de torneios sub-20 e sub-17 ainda no primeiro semestre. Na Copa FGF o time será profissional, com ao menos uma dezena de atletas vindos de Portugal.
Por fim, os portugueses também vão mandar para o Brasil a comissão técnica. O estádio terá lugar para 6 mil pessoas, o complexo possui quatro campos de treinamento, piscina, quadras de futebol sintético e ginásio com academia.
Enfim, gostou da notícia?
Então, nos siga em nossas redes sociais como o Twitter e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.
Imagem: FGF