Grêmio precisa de ao menos 4 pontos para se manter vivo no Brasileirão
O Grêmio ainda vai jogar mais quatro partidas e tem 12 pontos em jogo. A matemática diz que para escapar do rebaixamento é fundamental chegar aos 45 pontos, o que exigiria do clube mais 9 pontos, e um aproveitamento de 75%. Mas, nada garante que precise ser assim mesmo.
Torcida do Inter paga ingressos para torcedores do Bahia
Gilberto, atacante do Bahia, diz não ter medo do Grêmio
Retrospecto recente do Bahia anima o Grêmio para grande jogo em Salvador
O Juventude, primeiro time fora do Z4, tem 40 pontos. Eles vão jogar ainda contra Bragantino, Fortaleza, São Paulo e Corinthians e se perderem todos os jogos, se mantém nesta pontuação. Já o Bahia, tem 37 pontos e um jogo a menos, além do confronto direto contra o Grêmio.
O que precisamos avaliar é: se o Bahia ganhar apenas um jogo, pode até ser o confronto direto, mas não pontuar mais e o Juventude perder todas as partidas, o Grêmio precisaria apenas de 4 pontos para não ser rebaixado. Mas, se fizer menos do que isso, terá que jogar a Série B 2022.
É claro que a chance da linha de corte ficar em 40 pontos é irrisória, menos de 1%. Contudo, existe sim essa possibilidade. A questão é que o tricolor não pode se apegar a isso ou pode comprometer o seu desempenho nas rodadas finais.
O que o Grêmio precisa para não cair?
Se o Grêmio conseguir ganhar três de quatro jogos, deverá evitar o seu rebaixamento para a Série B. Entretanto, não é garantido que 45 pontos livram o time do rebaixamento. Aliás, até mesmo equipes com 47 pontos ainda possuem riscos, segundo a UFMG.
Acontece que 4 pontos é o mínimo possível para sobreviver, embora ainda não de garantias de que será o suficiente. Por isso, é preciso pensar em ganhar jogos e secar os rivais.
Enfim, gostou da notícia?
Então, se inscreva no YouTube e nos siga em nossas redes sociais como o TikTok, Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.
Imagem: Pedro Vilela/Getty Images