INESQUECÍVEL: há 18 anos, Grêmio fez o ‘improvável’ na famosa Batalha dos Aflitos
Há 18 anos, Grêmio conquistou o acesso na famosa Batalha dos Aflitos
Em confronto válido pelo Brasileirão Série B 2005, há 18 anos, o Grêmio conquistou um feito ‘improvável’ e bateu o Náutico pelo placar de 1 a 0. O duelo entre as equipes ficou conhecido como a Batalha dos Aflitos e deu o acesso para o Tricolor Gaúcho.
Leia mais:
Bitello FEZ CHOVER na Rússia e deixou a torcida do Grêmio apavorada
Últimas do Grêmio: desfalque de peso, Suárez, dispensa confirmada e mais
No duelo, as duas equipes tinham chances de conquistar o acesso para a Série A e o confronto foi marcado por várias emoções. Para subir, o dono da casa precisava conquistar os três pontos diante do time gremista. Já o Imortal precisava de apenas um empate para garantir uma vaga na elite da próxima temporada.
Antes do apito inicial, o clima no estádio já era de hostilidade e o Náutico comandou o primeiro tempo do duelo. Apesar do bom desempenho, o dono da casa esbarrou na boa marcação do Imortal. Bem como, desperdiçou uma cobrança de pênalti na partida.
No segundo tempo, o jogo ficou marcado por uma confusão generalizada após a marcação de um pênalti para o Timbu. No lance foram mais de 20 minutos de paralisação e o Imortal perdeu três atletas expulsos. Na cobrança, Galatto fez a defesa, o Tricolor puxou um contra-ataque e Anderson anotou o gol da vitória para garantir o acesso. Confira o momento no vídeo da publicação abaixo.
A Batalha dos Aflitos completa 18 anos. No dia 26/11/2005, com apenas sete jogadores em campo, o Grêmio vencia o Náutico por 1 a 0, em Recife, gol de Anderson, e retornava à elite do futebol brasileiro. A partida é considerada uma das mais emocionantes da história do futebol. pic.twitter.com/96MLTmNkyB
— Grêmio FBPA (@Gremio) November 26, 2023
Relembre as escalações das equipes no confronto
- Grêmio: Galatto; Patrício, Domingos, Pereira e Escalona; Jeovânio, Lucas, Marcelo Costa (Paulo Ramos) e Anderson (Marcel); Ricardinho e Samuel (Lipatin). Técnico: Mano Menezes.
- Náutico: Rodolpho; Bruno Carvalho, Batata, Marcelo Ramos e Ademar; Tozo, Cleisson, Danilo (Betinho) e David (William); Paulo Matos e Romualdo (Miltinho). Técnico: Roberto Cavalo.
Imagem destaque: Divulgação/Grêmio1903