Linha defensiva do Grêmio é ponto de ALERTA em treinos de Renato; entenda
Dificuldade defensiva é desafio de Renato no Grêmio
Visando a permanência no G4 do Brasileirão 2023, o Grêmio enfrenta um grande desafio em melhorar sua linha defensiva. A equipe sob o comando de Renato Portaluppi tem sofrido com instabilidade nas últimas partidas, sofrendo 10 gols nos cinco jogos mais recentes e conquistando apenas uma vitória. Isso dificultou bastante a equipe a brigar pela taça.
Leia mais:
Últimas do Grêmio: ‘reforço’ de peso, bolada nos cofres, novo parceiro de Suárez e mais
Ex-Grêmio bate na mesa e CRAVA título do Botafogo no Brasileirão
O Tricolor já acumulou 35 gols sofridos na competição, sendo uma média de 1,34 por jogo. Esse número coloca a defesa gremista como uma das piores da competição, ficando atrás apenas dos seis últimos colocados da tabela. As defesas mais vazadas são de: Goiás (37 gols), Bahia e Vasco (38), Santos (42) e Coritiba e América-MG (54).
Comparando-se com os adversários diretos na busca pela vaga na fase de grupos da Copa Libertadores da América, a diferença defensiva se torna ainda mais evidente. O líder Botafogo, por exemplo, sofreu apenas 16 gols, enquanto o Bragantino e o Palmeiras registraram 23 e 22 gols sofridos, respectivamente. Além do ataque eficaz, estes clubes buscam trazer equilíbrio em todos os setores do campo, o que é totalmente diferente da filosofia ‘Portaluppista’, que foca bastante ofensivamente.
Apesar dos números preocupantes, Renato deve manter a mesma linha defensiva dos últimos jogos, composta por Reinaldo, Kannemann, Geromel e João Pedro. O treinador acredita que o entrosamento da equipe melhorará com o tempo, mas o alerta sobre a defesa permanece. Mas, outra possibilidade pode surgir no esquema, com a implementação de três zagueiros, colocando Bruno Alves como titular, e os então laterais atuando como alas.
O Imortal terá a oportunidade de mostrar melhorias no próximo confronto, enfrentando o Athletico-PR na 27ª rodada. O duelo acontecerá na Arena na quarta-feira (18) às 19h. Os olhos dos torcedores estarão voltados para esta deficiência, esperando uma atuação mais sólida e segura.
Imagem destaque: Rodrigo Fatturi/Grêmio