Página da internet exalta Renato Portaluppi como campeão mundial em 1983
O Tricolor venceu o Hamburgo da Alemanha na decisão global
Página da web exalta Renato Portaluppi como campeão do mundo em 1983, confira
Com gols de Renato Portaluppi, o Grêmio se tornou campeão mundial no dia 11 de dezembro de 1983. Na ocasião, o Tricolor venceu o Hamburgo da Alemanha pelo placar de 2 a 1, para 62 mil pessoas no Estádio Olímpico de Tóquio, no Japão.
A página ‘Futebol Nostálgico!’, em seu perfil do Twitter, relembrou uma foto do lendário camisa sete com a taça da competição global. Na época, após o título do Brasileirão de 81 e da Copa Libertadores da América de 83, o título mundial deu ainda mais relevância para o Imortal.
No enredo daquele jogo, o clube gremista dominava a partida desde o seu princípio, abrindo o placar com Renato aos 37 minutos do primeiro tempo. O marcador seguiu assim até a reta final do duelo, quando os alemães encontraram o empate em bola parada, 1 a 1 no confronto.
Por outro lado, aos três minutos da etapa inicial da prorrogação, lá estava mais uma vez o atacante, agora para decidir de vez o título. Caio cruzou para a área, Tarciso raspou de cabeça e a bola caiu no pé de Portaluppi, que driblou a marcação e fuzilou as redes do Hamburgo, 2 a 1 e Grêmio campeão do mundo.
Renato Gaúcho campeão mundial pelo Grêmio em 1983.
Nostálgico! pic.twitter.com/KRNCQkwIjI
— Futebol Nostálgico! (@futnostalgico) March 25, 2024
Leia mais:
Willian recusou o Grêmio? Confira os bastidores da negociação com ex-Corinthians
Du Queiroz revela bastidores chocantes da sua vida: “vi o crime de verdade”
Escalações de Grêmio x Hamburgo
GRE: Mazaropi; Paulo Roberto, Baidek, De León e Paulo César Magalhães; China, Osvaldo (Bonamigo) e Mário Sérgio; Renato Portaluppi, Tarciso e Paulo Cézar Caju (Caio). Técnico: Valdir Espinosa
HAM: Stein; Wehmeyer, Hieronymus, Jakobs e Schröder; Groh, Hartwig, Magath e Rolff; Hansen e Wuttke. Técnico: Ernst Happel
Imagem destaque: Reprodução/TV Globo