Somente uma campanha de campeão salva o Grêmio do rebaixamento
O Grêmio ainda pode escapar do rebaixamento, faltam sete jogos, com 21 pontos disponíveis e a equipe tem que somar 15. Entretanto, a missão vai ficando cada vez mais difícil. O desempenho terá que ser de campeão daqui até o fim do torneio, para evitar a queda.
Conquistar 15 de 21 pontos quer dizer que o aproveitamento terá que ser de 71,4%. Para ter ideia de como isso é difícil, o líder Atlético Mineiro tem 73,1% dos pontos somados no decorrer de 31 jogos. O Flamengo, em segundo, atingiu 64,5% dos pontos.
Vagner Mancini já fez sete jogos pelo clube, com cinco derrotas e duas vitórias. Isso dá um aproveitamento de míseros 28,5%. O desempenho só não é pior do que a Chapecoense, que possui 15,6% dos pontos jogados. Aliás, o time de Santa Catarina só ganhou uma vez até hoje no Brasileirão 2021.
Além disso, o aproveitamento de Vagner Mancini é melhor que o de Tiago Nunes, que em oito partidas conseguiu dois empates e seis derrotas. Nunes deixou o time com 8,3% dos pontos somados, até que Felipão assumiu e melhorou os números, mas manteve o time no Z4.
Do que o Grêmio precisa para não ser rebaixado?
O Grêmio precisa somar mais 15 pontos de 21 possíveis para não ser rebaixado. Isso quer dizer que terá que ganhar ao menos cinco de sete jogos. Se conseguir esse número, ficará na Série A em 2022.
Do contrário, precisará torcer muito para que Bahia, São Paulo e Juventude não somem muitos pontos. Caso comecem a tropeçar bastante, o índice de 44 pontos talvez seja reduzido. Mas, isso saberemos somente nas próximas semanas.
O Brasileirão 2021 termina no dia 9 de dezembro, até lá seguiremos com a calculadora na mão, avaliando a tabela a cada novo jogo disputado.
Enfim, gostou da notícia?
Então, se inscreva no YouTube e nos siga em nossas redes sociais como o TikTok, Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.
Imagem: Lucas Uebel / Grêmio FBPA