Sport e Vasco podem perder pontos por briga? Confira a situação dos adversários do Grêmio
Além do empate em 1 a 1 entre Grêmio e Bahia, a 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro registrou um grave incidente na partida entre Sport x Vasco da Gama, na Ilha do Retiro, que também acabou empatado.
Após provocações do atacante Raniel ao marcar o gol de empate do clube carioca, torcedores invadiram o campo do estádio, em Pernambuco, agredindo seguranças e bombeiros, além de ameaçar jogadores do Vasco. Ao fim da confusão, com mais de 50 minutos de paralisação, o árbitro Raphael Claus encerrou o jogo com o empate de 1 a 1, o que acabou favorecendo o Imortal.
No entanto, ambos os clubes podem ser prejudicados com a decisão. Isto porque a equipe do Vasco se recusou a retornar ao campo de jogo, sob o argumento de falta de segurança. Já pelo lado do Sport, o time poderá ser punido por não fornecer as devidas garantias para a realização do evento esportivo, acusação essa que o Grêmio já foi réu após a confusão nas arquibancadas da Arena durante o jogo contra o Cruzeiro.
Em súmula, Raphael Claus detalhou toda a confusão ocorrida na Ilha do Retiro, o que pode servir de argumento para a punição os clubes.
“A torcida do Sport estourou o portão atrás do gol onde defendia a equipe do Sport, e começa uma invasão de muitos torcedores, não somente pelo portão, mas também por outros pontos da arquibancada. Informo que os mesmos agrediram jogadores visitantes, que imediatamente correram para o seu vestiário, um senhor e uma senhora bombeiros civis que estavam trabalhando próximos ao portão, inclusive continuaram sendo agredidos após a senhora já estar caída e o senhor tentando protegê-la”, escreveu o árbitro.
Grêmio poderá ser beneficiado com a perde de pontos de Vasco e Sport?
Apesar do grave acontecimento, é pouco provável que o Tricolor seja agraciado com a perda de pontos do Cruz-Maltino e do Leão de Pernambuco, que são rivais diretos do Grêmio em busca do acesso à Série A. Apesar de estarem previsto em regulamento, os fatos, que irão a julgamento, ainda sem data para ser realizado, dificilmente acarretariam prejuízos aos clubes de forma igual.
Com isso, o Sport deverá ser punido com a perda de mandos de campo e pagamento de multa, ou até com a perda de pontos. No entanto, o Vasco da Gama, por estar protegido com a decisão do árbitro de encerrar o jogo, não deverá sofrer qualquer punição relacionada à pontuação no campeonato.
Um Comentário