Últimas Notícias do Grêmio

Títulos da Copa Conmebol e Sul-Americana deveriam ser unificados

A Copa Conmebol foi disputada entre 1992 e 1999, sendo considerada uma das competições mais importantes do continente. Mais tarde, em 2002, a entidade continental lançou a Copa Sul-Americana, que tem praticamente o mesmo formato da antecessora. Mas, por que os títulos não são unificados?

É provável que você também goste:

Cortez ganha moral com Tiago Nunes e sonha com a titularidade

Goleiro do Caxias planeja eliminar o Grêmio do Gauchão

Essa deve ser a escalação do Grêmio escolhida por Tiago Nunes; veja os nomes

Em primeiro lugar, o Grêmio jamais chegou na semifinal destas competições. Contudo, seria algo interessante para valorizar ainda mais o torneio que a equipe gaúcha está disputando em 2021. Essa é uma forma de mostrar como a competição é tradicional e o formato consolidado no continente.

Seria um movimento parecido com o adotado pela CBF em 2010, que unificou Taça Brasil, Torneio Roberto Gomes Pedrosa e Taça de Prata com o Campeonato Brasileiro. Entretanto, alguns destes campeonatos reconhecidos são mais semelhantes com a Copa do Brasil do que com o Brasileirão, no caso da Copa Conmebol e Sul-Americana, há mais coisas em comum.

Copa Conmebol e Sul-Americana tinham o mesmo formato

A Copa Conmebol e a Sul-Americana possuem basicamente o mesmo formato. A principal diferença é que esse torneio mais antigo tinha menos participantes, variando entre 14 e 18 equipes envolvidas.

Entre 1992 e 1997 os países da América do Sul mandavam seus melhores times para o torneio, o Grêmio jogou a primeira edição e depois em 1994. Já o rival Inter, nunca teve esse privilégio.

As edições de 1998 e 1999 foram esvaziadas, devido a criação das Copa Mercosul e Copa Merconorte. Assim como a primeira vez da Sul-Americana, em 2002, que não teve a presença de times brasileiros.

Até a última edição, a Copa Sul-Americana manteve o formato de mata-mata do começo ao fim. É tudo muito parecido. Não há por que a Conmebol ainda não ter unificado as conquistas.

Em suma, os times classificados para a Copa Conmebol eram até melhores que os times que jogam a Sul-Americana. Isso se avaliarmos a posição que terminaram nos nacionais do ano anterior.

Enfim, gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o Twitter e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.

Imagem: Reprodução / Conmebol

Cássio Coelho

Jornalista, fundador do site Portal do Gremista, apaixonado por futebol e gremista fanático.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo