CampeonatoJogosÚltimas Notícias do Grêmio

Súmula de Bahia x Grêmio é divulgada e revela motivo da expulsão de Nathan Fernandes

As expulsões e os detalhes que revoltaram a direção gremista

Detalhe da sumula sobre expulsoes de Diego Costa e Nathan Fernandes no jogo de Bahia x Gremio
Imagem: Divulgação/CBF

Súmula de Bahia x Grêmio e as razões por trás das expulsões

A partida entre Bahia e Grêmio não deu o que falar apenas dentro de campo, mas sim o decorrer do apito final.  O embate, ocorrido no último sábado (27), na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador, foi marcado por incidentes que agora são divulgados pela súmula oficial.

O árbitro Braulio da Silva Machado não deixou passar despercebidos os episódios controversos que levaram à expulsão de Diego Costa e Nathan Fernandes. O artilheiro do Tricolor Gaúcho, já substituído, foi agraciado com um cartão vermelho após o quarto árbitro, Fernando Mendes de Salles Nascimento Filho (PA), informar sobre um suposto xingamento proferido pelo jogador gremista.

Nathan Fernandes, por sua vez, viu o vermelho após o apito final, acusado de gestos considerados desrespeitosos. O VAR Pablo Ramon Goncalves Pinheiro confirmou ao árbitro Braulio Machado o gesto de roubo feito pelo jovem atacante gremista, corroborando a decisão de expulsão.

Leia mais:

Kannemann aparece na seleção da semana da Libertadores: “Partida magistral”

Libertadores chega na metade da fase de grupos e rivais do Grêmio tem início irregular

As polemicas seguem acontecendo

Por outro lado, a polêmica ganha contornos mais amplos com as declarações do técnico Renato Portaluppi. O descontentamento do treinador com a presença de Jailson Macêdo Freitas, diretor de arbitragem da Bahia, nas proximidades do quarto árbitro, resultou em uma mudança de função de Freitas de “Assessor” para “Delegado Local” pela CBF.

Em entrevista coletiva, Renato Portaluppi questionou veementemente a posição de Freitas e as circunstâncias que levaram à expulsão de Diego Costa, negando veementemente qualquer manifestação inadequada por parte do jogador.

Assim, além do confronto em campo, a partida entre Bahia e Grêmio traz à tona debates acalorados sobre arbitragem e ética no esporte, deixando um legado de questionamentos para os próximos embates do Campeonato Brasileiro.

Imagem: Richard Ducker/ Grêmio FBPA

Natalia Fontoura

@natifontouraf Repórter, redatora e setorista do Grêmio.

2 Comentários

  1. Muito simples, Natália, as câmeras por todo o campo e microfones poderão esclarecer se o Diego Costa proferiu ofensas que justificassem, ou não, a expulsão. De qualquer modo, a arbitragem de ontem foi vergonhosa! Lamento pelo Nathan Fernandes, o guri foi caçado em campo e o árbitro nada fez, operou o Grêmio marcando qualquer toque nos jogadores do adversário, esfriando a partida, legitimando a catimba da equipe do Bahia. De fato, muito suspeita a sua atuação, compreendo a indignação do jovem, apenas esperando que isso não gere maiores punições, porque, vou te contar, está difícil acompanhar o futebol com tanta injustiça sendo cometida contra nós, para não dizer outra coisa pior! No mais, parabéns pelo excelente texto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo