HistóriaÚltimas Notícias do Grêmio

Há 34 anos, Grêmio despachou o Bahia e se classificava para semi da Copa do Brasil

Grêmio Bahia Copa do Brasil 1989
Imagem: Reprodução/gremio1983

Grêmio eliminou campeão Brasileiro na Copa do Brasil 1989

Na emocionante trajetória do Grêmio na conquista da Copa do Brasil de 1989, um momento marcante foi o confronto contra o Bahia, nas quartas de final. No Estádio Olímpico, os times travaram uma batalha intensa para garantir um lugar nas semifinais, relembrando um feito que ecoa até hoje. O time baiano era o atual campeão brasileiro na época, com a conquista nacional no ano anterior.

Leia mais:

Vidente: você não vai acreditar no que as cartas previram para Grêmio x Fluminense

Fique por dentro dos principais palpites e prognósticos para Grêmio x Fluminense

O cenário da partida era de total favorecimento do Imortal. A missão do Tricolor era consolidar a vantagem conquistada em Salvador, no jogo de ida, quando conquistou uma grande vitória por 2 a 0. Cláudio Duarte, o estrategista à frente do time, enfatizava a importância de manter a cautela. Enquanto isso, o Tricolor de Aço, sob comando de Gilson Porto após a demissão de Renê Simões, buscava reverter a desvantagem em Porto Alegre buscando ofensividade total.

O jogo, com um clima tenso e carregado de expectativas, viu os baianos entrarem em campo com dois centroavantes. O clube gaúcho enfrentou dificuldades em campo, mas demonstrou que queria se consolidar com chave de ouro para a próxima fase. Aos 41 minutos do primeiro tempo, o Grêmio assegurava sua classificação para a semifinal com um gol de Edinho, após uma brilhante cobrança de falta.

Assim o time decretou a sua ida para a próxima fase, em busca da primeira conquista do torneio. O time teria o Flamengo pela frente, antes de chegar para a grande decisão.

Ficha técnica – Grêmio 1 x 0 Bahia

  • Competição: Copa do Brasil 1989 (Quartas de final – volta)
  • Data: 12/8/1989 às 16h
  • Local: Estádio Olímpico em Porto Alegre-RS
  • Público: 32.985 pagantes
  • Gols: Edinho (41′ 1ºT) (GRE)
GRÊMIO: Mazaropi; Alfinête, Luiz Eduardo, Edinho, Fábio; Jandir, André, Cuca, Assis (Darci); Kita (Nando), Paulo Egídio. Técnico: Cláudio DuarteBAHIA: Ronaldo; Maílson (Wágner Basílio), João Marcelo, Claudir, Edinho; Paulo Rodrigues, Gil Sergipano, Zé Carlos; Duda, Charles, Marquinhos. Técnico: Gilson Porto

Nathan Madureira

Redator Estagiário. Mineiro natural de Belo Horizonte/MG e Graduando em Jornalismo pela UCA. Amante do futebol brasileiro em todos os cenários e momentos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo